Lutas em marcha
Na fábrica da General Cable CelCat, em Morelena (Sintra), começou ontem uma série de greves de quatro horas, que terminará às 00h30 de amanhã, prosseguindo a luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores e contestando pressões que a direcção tem vindo a exercer para conter a luta.
A luta dos trabalhadores da Portugal Telecom (MEO e PT Portugal) em defesa dos postos de trabalho e contra a manobra da «transmissão de estabelecimento» foi levada por umas dezenas de representantes até junto da Presidência do Conselho de Ministros, no dia 17, onde também compareceu a deputada Paula Santos, do PCP. Para hoje, das 12 às 14 horas, está marcada uma concentração frente ao edifício da PT na Rua Tenente Valadim, no Porto.
Com pré-aviso de greve entregue pelo SITE Sul para dia 30, estão marcados plenários de trabalhadores na Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, na manhã e na tarde de 28 de Agosto, segunda-feira, para debater a luta contra o agravamento dos horários de trabalho.
Contra a imposição de novos serviços aos domingos e feriados, na Limpeza Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, o STML convocou para 3 de Setembro o início de uma greve que abrange estes dias, por tempo indeterminado.
Na Sumol+Compal foi decidido, em plenário, realizar no dia 29, terça-feira, às 15 horas, uma concentração na fábrica em Pombal (zona industrial da Formiga), exigindo que a empresa respeite o aumento do salário mínimo nacional e negoceie com o Sintab o caderno reivindicativo.