Bolívia festejou 192.º aniversário

A Bolívia festejou a 6 de Agosto os 192 anos da sua independência evidenciando as importantes conquistas económicas e sociais protagonizadas pelo presidente Evo Morales ao longo da última década.

Depois da nacionalização do petróleo e da recuperação das empresas estratégicas – antes nas mãos de companhias estrangeiras –, o país conheceu um crescimento sustentado em sectores decisivos para o desenvolvimento, traduzido em bem-estar para a população.

O PIB em 2016 foi de 33,6 mil milhões de dólares, muito superior ao de 2015, de 9,5 mil milhões de dólares.

Entre 2006 e 2017, o salário mínimo quadriplicou de 500 para dois mil bolivianos (cerca de 300 dólares) e a taxa de desemprego baixou de 5,4% para 3%.

Na última década, a pobreza extrema desceu de 38,2% para 16,8% e a desnutrição crónica e crianças menores de cinco anos baixou 14 pontos percentuais.

O Estado apoiou crianças, jovens e idosos. Asfaltou estradas, construiu pontes e túneis. Edificou milhares de vivendas, investiu em programas de água potável para consumo humano e para a agricultura e pecuária. A educação e a saúde são prioridades.



Mais artigos de: Internacional

«Arrogância» dos EUA face à Coreia do Norte

SANÇÕES A crise na península coreana não se resolverá se não forem tidas em conta as preocupações de segurança da Coreia do Norte e se os EUA e a Coreia do Sul não assumirem as suas responsabilidades.

Solidariedade no Vietname com vítimas do «agente laranja»

Mais de cinco mil pessoas participaram, na cidade de Ho Chi Minh, duma caminhada solidária a favor das vítimas do «agente laranja», um desfoliante químico utilizado pelos Estados Unidos durante a guerra no Vietname. A marcha começou no parque de Dam, no centro da antiga...

Capitalismo opiómano

LUSA Choque é a reacção mais comum de quem visita os EUA pela primeira vez e entra numa farmácia. Refrigerantes, chocolates, hambúrgueres, latas de cerveja e batatas fritas designam os corredores do que podia ser um supermercado português. O mais...