Solidariedade com presos políticos sarauís

O PCP expressou o seu «mais veemente repúdio» pela condenação a elevadas penas de prisão dos activistas saarauís conhecidos como o grupo de Gdeim Izik, pelas autoridades marroquinas.

Segundo foi divulgado, oito dos activistas foram sentenciados a prisão perpétua e 15 sentenciados a um total de 289 anos de prisão, sendo que um aguarda ainda a sentença.

Numa nota de imprensa, difundida no dia 21, os comunistas portugueses recordam que estes activistas saarauís foram detidos em 2010, pelas forças de ocupação marroquinas, quando participavam no acampamento de protesto de Gdeim Izik, em que estiveram milhares de saarauís dos territórios do Saara Ocidental ilegalmente ocupados por Marrocos, em luta pelo reconhecimento dos seus direitos.

Determinado a continuar a sua intervenção pela libertação dos activistas saarauís detidos pelas autoridades marroquinas, o PCP reafirma igualmente a sua solidariedade para com a legítima luta do povo saarauí e da sua legítima representante – a Frente Polisário – «pelo fim da ilegal ocupação do Saara Ocidental por Marrocos e pelo respeito do seu inalienável direito à autodeterminação, visando a concretização do seu direito a um Estado independente e soberano, inseparável das suas aspirações à liberdade e ao progresso social».

O PCP reitera que é obrigação do Governo português, nos termos da Constituição da República Portuguesa, contribuir pela sua acção para uma solução justa para o Saara Ocidental, que passará necessariamente pelo cumprimento do direito à autodeterminação do povo saarauí, de acordo e no respeito do direito internacional e das resoluções pertinentes das Nações Unidas.

 



Mais artigos de: Internacional

Resistência popular em Jerusalém Oriental

RECUO Após 10 dias de confrontos populares com as forças ocupantes, em Jerusalém Oriental, as autoridades israelitas retiraram os detectores de metais à entrada da Esplanada das Mesquitas.

PCP presente no XIV Congresso do Partido Comunista Sul-Africano

Sob o lema «Defender, fazer avançar e aprofundar a Revolução Democrática Nacional: o papel de Vanguarda do Partido Comunista Sul-Africano», realizou-se em Joanesburgo, de 10 a 15 de Julho, o XIV Congresso do PCSA. O PCP esteve representado por...

Fretilin venceu eleições legislativas em Timor-Leste

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) ganhou as eleições parlamentares que decorreram no dia 22, de acordo com as contagens de votos do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) timorense, citado pela Lusa. A Fretilin, liderada por Mari...

Uma factura vale mais que mil palavras

Sete meses depois de tomar posse, o presidente dos EUA, Donald Trump, não conseguiu mais que convencer, esta terça-feira, o Senado controlado pelo seu partido a discutir a proposta de «repelir e substituir o Obamacare», uma das promessas cruciais da sua campanha....