Valorizar a SMTUC e os seus trabalhadores

Uma delegação do PCP, da qual faziam parte a deputada Ana Mesquita e o vereador (e primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Coimbra) Francisco Queirós, visitou recentemente as instalações dos STMUC, empresa de transporte colectivo. Do programa constou reuniões com directores de serviço e, depois, com representantes do sindicato da CGTP-IN no sector, o STRUP.

No decorrer da visita e nas reuniões com responsáveis por sectores, o PCP verificou a persistência de problemas ao nível das condições de trabalho, apesar de melhorias pontuais verificadas: a degradação das instalações, o envelhecimento da frota e a falta de pessoal continuam a constituir alguns dos principais obstáculos ao desenvolvimento da empresa. Os comunistas realçam que a sustentabilidade dos SMTUC não pode ser posta em causa e que a sua defesa enquanto serviço municipal é, inclusivamente, a melhor garantia da existência de um transporte público para todos.

Dos activistas sindicais, o Partido ouviu relatos acerca da luta dos motoristas em defesa da carreira de agente único. A contratação de motoristas pelo salário mínimo nacional, denunciou-se, cria desigualdades entre trabalhadores que prestam o mesmo serviço.

 



Mais artigos de: PCP

Quatro anotações sobre incêndios e pequena propriedade

FLORESTA O justo clamor popular que se seguiu à tragédia dos recentes incêndios que devastaram diversos concelhos do centro do País não pode levar a precipitações que resultem no agravamento dos problemas que motivaram os fogos.

 

Unidade e luta para combater a exploração

Num comunicado recente, a célula dos trabalhadores comunistas das empresas do Parque Industrial da Autoeuropa apela à adesão ao PCP dos seus companheiros de trabalho, considerando-a «a decisão certa que te defende a ti e à tua classe». A intervenção do...

Ferreira Soares e Alex são heróis que o Partido não esquece

O PCP homenageou no dia 4, respectivamente em Nogueira da Regedoura e Bucelas, dois mártires da luta antifascista assassinados pelas forças da repressão: António Ferreira Soares e Alfredo Dinis (Alex). A homenagem ao médico de Espinho que há 75 anos...