G20 concentra protestos em Hamburgo

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 2, em Hamburgo contra a cimeira do G20, que decorre entre amanhã e sábado naquela cidade alemã.

A manifestação foi convocada por um conjunto heterogéneo de organizações, em que se incluem sindicatos, associações de defesa do consumidor, ambientalistas e grupos religiosos.

Os manifestantes concentraram-se frente à sede do município, onde vários oradores tomaram palavra. Os protestos ocuparam também o lago Alster, onde diversas embarcações ostentaram cartazes exigindo políticas de protecção do ambiente e de combate à pobreza.

Cerca de 30 manifestações, com mais de cem mil participantes, estavam anunciadas para esta semana em Hamburgo. As autoridades montaram um enorme dispositivo de segurança, que conta com 20 mil polícias e inclui um campo provisório de detenção.



Mais artigos de: Europa

TEDH condena Itália por tortura contra manifestantes

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou que a violência contra os manifestantes antiglobalização, durante a cimeira do G8, celebrada em 2001, em Génova, causou «sofrimento físico e psicológico grave» e deve ser considerada como tortura, condenando o Estado...