Definir um futuro melhor para os alpiarcenses e o País

PRO­JECTO Cen­tenas de pes­soas en­cheram o Largo dos «Águias», sexta-feira, 9, para dar o seu apoio ao pro­jecto e ao tra­balho de­sen­vol­vido pela CDU. «O povo de Al­pi­arça tem mo­tivos para voltar a con­fiar na CDU», afirmou Je­ró­nimo de Sousa.

CDU quer con­cluir a re­cu­pe­ração fi­nan­ceira ini­ciada em 2010

Nesta terra de gente de tra­balho e de luta, de re­sis­tência à ex­plo­ração e à opressão, de li­ber­dade e de­mo­cracia, vi­rada para a cons­trução de uma so­ci­e­dade pro­gres­sista, foi apre­sen­tado Mário Pe­reira como o pri­meiro can­di­dato da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal, assim como os ca­beças de lista à As­sem­bleia Mu­ni­cipal, Fer­nando Louro, e à As­sem­bleia de Fre­guesia de Al­pi­arça, Fer­nanda Car­digo.

Para além de Mário Pe­reira, o co­mício contou com as in­ter­ven­ções de José Mar­ce­lino, da As­so­ci­ação In­ter­venção De­mo­crá­tica, de José Luís Fer­reira, do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes», e de Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP.

Para o palco, além dos mem­bros do Se­cre­ta­riado da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de San­tarém (DORSA) do PCP, foram ainda cha­mados Joana Fer­nandes, da JCP, An­tónio Fi­lipe, de­pu­tado na As­sem­bleia da Re­pú­blica e membro do Co­mité Cen­tral (CC) do PCP, Diogo D' Ávila, do CC do PCP e res­pon­sável pela DORSA, e Carlos Gon­çalves, da Co­missão Po­lí­tica do CC do PCP.

Com­pe­tência
Mário Pe­reira (48 anos, pro­fessor de his­tória) apelou aos api­ar­censes que «re­novem a con­fi­ança na CDU e nos seus can­di­datos». A Co­li­gação re­con­quistou a au­tar­quia ao PS, há dois man­datos.

«Re­ce­bemos uma Câ­mara» que «se en­di­vidou a uma média de quase um mi­lhão de euros por ano [mais de 13 mi­lhões de euros], e cuja dí­vida era o dobro da média das re­ceitas cor­rentes anuais, em 2009», apontou, lem­brando que «gerir uma au­tar­quia sobre-en­di­vi­dada é uma re­a­li­dade que se apre­senta todos os dias» e que «li­mita, e muito, a nossa ca­pa­ci­dade de re­a­li­zação e de in­ves­ti­mento».

«A re­cu­pe­ração da saúde fi­nan­ceira do mu­ni­cípio, pre­pa­rando-o para o fu­turo, tem sido a mais im­por­tante, ine­vi­tável e his­tó­rica ta­refa que con­du­zimos, com re­sul­tados po­si­tivos», des­tacou o can­di­dato, mi­li­tante do PCP, re­fe­rindo-se à re­dução de mais de 30 por cento [quatro mi­lhões e meio de euros] da dí­vida global dei­xada pelo PS.

Tudo isto, re­cordou Mário Pe­reira, «sem au­mentar im­postos e taxas à po­pu­lação» e con­cre­ti­zando «obras e equi­pa­mentos co­lec­tivos im­por­tantes no con­celho». «É im­por­tante lem­brar que esta Câ­mara da CDU con­se­guiu exe­cutar a 100 por cento as obras con­tra­tu­a­li­zadas no âm­bito dos fundos co­mu­ni­tá­rios do QREN, sem re­curso a em­prés­timos ou qual­quer fi­nan­ci­a­mento ban­cário», res­salvou, dando como exemplo, entre muitos ou­tros, a cons­trução do Au­di­tório da Casa-Museu, do Centro Es­colar Prof. Abel Ave­lino e a aqui­sição de uma vi­a­tura de com­bate a in­cên­dios.

In­tervir
Pre­si­dente da au­tar­quia há dois man­datos, Mário Pe­reira lem­brou «al­gumas das muitas in­ter­ven­ções que re­a­li­zámos por ad­mi­nis­tração di­recta, com meios pró­prios, com os tra­ba­lha­dores da Câ­mara e da Junta de Fre­guesia, que be­ne­fi­ci­aram o es­paço pú­blico, a mo­bi­li­dade e a imagem ur­bana», mas também «o in­ves­ti­mento de oito mi­lhões de euros nas áreas do abas­te­ci­mento de águas e sa­ne­a­mento».

O au­tarca e de novo can­di­dato an­te­cipou que no «pró­ximo man­dato» a CDU quer «con­cluir o pro­cesso de re­cu­pe­ração fi­nan­ceira ini­ciado em 2010» e «con­cre­tizar di­versos pro­jectos de re­qua­li­fi­cação ur­bana e do es­paço pú­blico», no­me­a­da­mente no Mer­cado Mu­ni­cipal, no edi­fício do an­tiga Câ­mara, nos bal­neá­rios do Es­tádio Mu­ni­cipal, nos edi­fí­cios da EB2,3/​Se­cun­dária José Relvas, na Bar­ragem dos Pa­tudos, entre ou­tros.

Fu­turo
Des­ta­cando a «larga e riquís­sima ex­pe­ri­ência» dos can­di­datos ali apre­sen­tados, Je­ró­nimo de Sousa re­feriu que «o povo de Al­pi­arça tem mo­tivos para voltar a con­fiar na CDU, con­fir­mando-a, com o re­forço da sua vo­tação, como a força in­dis­pen­sável e ne­ces­sária para a de­fesa dos mais ge­nuínos in­te­resses da po­pu­lação do con­celho».

«Foi na CDU que o Poder Local en­con­trou a força da re­sis­tência à ofen­siva que o go­verno PSD/​CDS de­sen­ca­deou. É e será na CDU que o Poder Local De­mo­crá­tico en­con­trará o factor mais de­ci­sivo e co­e­rente para o dig­ni­ficar e for­ta­lecer», afirmou o Se­cre­tário-geral do PCP.

Também José Luís Fer­reira afirmou que a CDU «é a prova viva de um pro­jecto sério, onde se con­firma a ca­pa­ci­dade de união de es­forços, de de­di­cação e de em­penho pelo de­sen­vol­vi­mento de Al­pi­arça e do País, pelo bem-estar das pes­soas, pelo am­bi­ente e pela pro­moção da qua­li­dade de vida».




Mais artigos de: Autárquicas

CDU apresenta em Beja projecto de continuidade

CON­FIANÇA A CDU apre­sentou, em sessão pú­blica, os pri­meiros can­di­datos à Câ­mara Mu­ni­cipal de Beja, o ca­beça de lista à As­sem­bleia Mu­ni­cipal e o man­da­tário con­ce­lhio. Em am­bi­ente de grande con­fi­ança.

Reforçar a CDU para resolver os problemas de Óbidos

IN­TERVIR No dia 4, a CDU apre­sentou os seus ca­beças de lista à Câ­mara e As­sem­bleia mu­ni­ci­pais de Óbidos, assim como às fre­gue­sias de Olho Ma­rinho, Ga­eiras, So­bral, Santa Maria e São Pedro.

CDU apresenta projecto para continuar em Alcochete

DE­TER­MINAÇÃO Sexta-feira, 9, o Largo de S. João en­cheu-se de con­fi­ança e ale­gria para as­sistir à apre­sen­tação dos can­di­datos da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia mu­ni­ci­pais de Al­co­chete.

CDU e moradores denunciam abandono dos bairros municipais de Lisboa

TRI­BUNA PÚBLICA O ca­beça-de-lista do PCP-PEV à Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa, João Fer­reira, es­teve quinta-feira, 8, com mo­ra­dores dos bairros mu­ni­ci­pais e cons­tatou a ur­gente ne­ces­si­dade de mu­dança de po­lí­tica ca­ma­rária nesta área.

Da Lisboa que temos à cidade que queremos

A primeira candidata da CDU à Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Ana Margarida Carvalho, sublinha que o projecto do PCP-PEV para a cidade vai muito além do postal turístico. A isso mesmo aludiu na sessão pública de apresentação da sua...

Promover o desenvolvimento de Aljezur

Dia 5, no Jardim do Largo da Liberdade, foram apresentados os candidatos à Câmara e Assembleia municipais de Aljezur, respectivamente, Rogério Furtado (59 anos, professor) e Anadá Gomes (42 anos, designer de interiores). O cabeça de lista à...

Determinação no Cartaxo

Dia 9, foram apresentados os cabeças de lista da Coligação PCP-PEV à Câmara e Assembleia municipais do Cartaxo, respectivamente, Orlando Casqueiro (56 anos, advogado) e Mário Júlio Reis (59 anos, professor). Com a presença de...

Mudar o rumo do concelho de Redondo

A CDU realizou, dia 11, em Redondo, na Sala da Assembleia Municipal, cheia de apoiantes e activistas, a sessão pública de apresentação dos candidatos aos órgãos autárquicos do concelho. Na iniciativa, que contou com a participação de João...

Candidatura por Olhão

O Largo da Restauração acolheu, dia 9, a apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Olhão, respectivamente, Sebastião Coelho (66 anos, chefe nas Finanças aposentado) e Florbela...

Fazer a diferença em Torres do Mondego

A CDU apresentou, dia 4, numa iniciativa na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, a lista à freguesia de Torres do Mondega, encabeçada por Gustavo Vicente, 43 anos, assistente operacional na Administração Regional de Saúde do Centro e membro da Direcção do Centro...

Mudar em Mação

Mais de uma centena de pessoas reuniram-se, dia 11, em Mação, no tradicional almoço convívio da CDU, onde foram apresentados os primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV no concelho. A iniciativa contou com a participação de Carlos Gonçalves, da...

Manuel Condenado em Vila Viçosa

Manuel Condenado, 63 anos, recandidata-se à presidência da Câmara de Vila Viçosa. Natural da Freguesia de Conceição, é, também, presidente da Assembleia Distrital de Évora. O militante do PCP, professor do primeiro ciclo do Ensino Básico, conta...

Breves

BragaA CDU organizou, dia 2, um debate sobre a cultura em Braga. A partir da ideia de uma possível candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027, os candidatos já anunciados à Câmara e Assembleia municipais, Carlos Almeida e Carla Cruz, respectivamente, e o...