APA promove simpósio

Agricultura no Alentejo

A Associação Povo Alentejano (APA) realizou, no dia 26, na Universidade de Évora, um simpósio sobre a «Posse e uso da terra – caracterização da agricultura no Alentejo».
Durante todo o dia, no pólo da Mitra, cerca de uma centena de especialistas, cientistas e profissionais do sector reflectiram sobre a caracterização profunda da realidade actual da agricultura do Alentejo.
Em debate estiveram temas como «A caracterização da produção agrícola, silvícola e pecuária», «Alqueva – a posse e uso da água e da terra», «Quem trabalha a terra no Alentejo», «Caracterização da posse e uso da terra».
A APA é uma associação sem fins lucrativos que visa a prossecução de fins exclusivamente de interesse público e em particular fins que contribuam para a consolidação da vida democrática no Alentejo. Nasceu do testemunho deixado pelas Unidades Colectivas de Produção da Reforma Agrária e prossegue com iniciativas ligadas às conquistas alcançadas com o 25 de Abril de 1974, nomeadamente a defesa dos valores culturais e sociais do povo alentejano, as suas tradições e costumes e as questões relacionadas com a função social da terra.




Mais artigos de: Nacional

Loures reforça investimento

A Câmara de Loures aprovou, no dia 28, por maioria, o orçamento municipal para o próximo ano, no valor de 120 milhões de euros.

Municípios pela paz

A Câmara do Seixal e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveram, no dia 29 de Outubro, uma iniciativa conjunta de lançamento do «Movimento municípios pela paz», que tem como objectivo ampliar a actividade que se...

Luta nas escolas

Hoje, de Norte a Sul do País, os estudantes do ensino Básico e Secundária vão estar em luta em defesa da escola pública, gratuita, de qualidade, democrática e para todos. O protesto, convocado pelo movimento «Basta! Na rua pela escola...

«Dar uma cartada <br>na precariedade»

No sábado, 12, o Colectivo de Jovens Trabalhadores do Concelho de Beja da JCP realiza, no Pavilhão Gimnodesportivo da Aldeia do Penedo Gordo, um Torneio de Sueca. A iniciativa, integrada no 37.º aniversário da JCP, tem como lema «Dar uma cartada na precariedade». Em nota de...

Vidas na Clandestinidade

Amanhã, 11, no Museu do Aljube, Paula Godinho apresenta, às 18 horas, o livro «Vidas na Clandestinidade», de Cristina Nogueira. A iniciativa, organizada pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses, conta com a presença da autora.

Agricultores em Pombal

Na segunda-feira, 14, os agricultores do distrito de Leiria vão concentrar-se, às 10 horas, no Mercado de Pombal para denunciar os baixos preços pagos à produção e alertar para as dificuldades de escoamento dos produtos. A acção, promovida pela União dos...