APA promove simpósio

Agricultura no Alentejo

A As­so­ci­ação Povo Alen­te­jano (APA) re­a­lizou, no dia 26, na Uni­ver­si­dade de Évora, um sim­pósio sobre a «Posse e uso da terra – ca­rac­te­ri­zação da agri­cul­tura no Alen­tejo».
Du­rante todo o dia, no pólo da Mitra, cerca de uma cen­tena de es­pe­ci­a­listas, ci­en­tistas e pro­fis­si­o­nais do sector re­flec­tiram sobre a ca­rac­te­ri­zação pro­funda da re­a­li­dade ac­tual da agri­cul­tura do Alen­tejo.
Em de­bate es­ti­veram temas como «A ca­rac­te­ri­zação da pro­dução agrí­cola, sil­ví­cola e pe­cuária», «Al­queva – a posse e uso da água e da terra», «Quem tra­balha a terra no Alen­tejo», «Ca­rac­te­ri­zação da posse e uso da terra».
A APA é uma as­so­ci­ação sem fins lu­cra­tivos que visa a pros­se­cução de fins ex­clu­si­va­mente de in­te­resse pú­blico e em par­ti­cular fins que con­tri­buam para a con­so­li­dação da vida de­mo­crá­tica no Alen­tejo. Nasceu do tes­te­munho dei­xado pelas Uni­dades Co­lec­tivas de Pro­dução da Re­forma Agrária e pros­segue com ini­ci­a­tivas li­gadas às con­quistas al­can­çadas com o 25 de Abril de 1974, no­me­a­da­mente a de­fesa dos va­lores cul­tu­rais e so­ciais do povo alen­te­jano, as suas tra­di­ções e cos­tumes e as ques­tões re­la­ci­o­nadas com a função so­cial da terra.




Mais artigos de: Nacional

Loures reforça investimento

A Câ­mara de Loures aprovou, no dia 28, por mai­oria, o or­ça­mento mu­ni­cipal para o pró­ximo ano, no valor de 120 mi­lhões de euros.

Municípios pela paz

A Câmara do Seixal e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveram, no dia 29 de Outubro, uma iniciativa conjunta de lançamento do «Movimento municípios pela paz», que tem como objectivo ampliar a actividade que se...

Luta nas escolas

Hoje, de Norte a Sul do País, os estudantes do ensino Básico e Secundária vão estar em luta em defesa da escola pública, gratuita, de qualidade, democrática e para todos. O protesto, convocado pelo movimento «Basta! Na rua pela escola...

«Dar uma cartada <br>na precariedade»

No sábado, 12, o Colectivo de Jovens Trabalhadores do Concelho de Beja da JCP realiza, no Pavilhão Gimnodesportivo da Aldeia do Penedo Gordo, um Torneio de Sueca. A iniciativa, integrada no 37.º aniversário da JCP, tem como lema «Dar uma cartada na precariedade». Em nota de...

Vidas na Clandestinidade

Amanhã, 11, no Museu do Aljube, Paula Godinho apresenta, às 18 horas, o livro «Vidas na Clandestinidade», de Cristina Nogueira. A iniciativa, organizada pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses, conta com a presença da autora.

Agricultores em Pombal

Na segunda-feira, 14, os agricultores do distrito de Leiria vão concentrar-se, às 10 horas, no Mercado de Pombal para denunciar os baixos preços pagos à produção e alertar para as dificuldades de escoamento dos produtos. A acção, promovida pela União dos...