Agricultura no Alentejo
A Associação Povo Alentejano (APA) realizou, no dia 26, na Universidade de Évora, um simpósio sobre a «Posse e uso da terra – caracterização da agricultura no Alentejo».
Durante todo o dia, no pólo da Mitra, cerca de uma centena de especialistas, cientistas e profissionais do sector reflectiram sobre a caracterização profunda da realidade actual da agricultura do Alentejo.
Em debate estiveram temas como «A caracterização da produção agrícola, silvícola e pecuária», «Alqueva – a posse e uso da água e da terra», «Quem trabalha a terra no Alentejo», «Caracterização da posse e uso da terra».
A APA é uma associação sem fins lucrativos que visa a prossecução de fins exclusivamente de interesse público e em particular fins que contribuam para a consolidação da vida democrática no Alentejo. Nasceu do testemunho deixado pelas Unidades Colectivas de Produção da Reforma Agrária e prossegue com iniciativas ligadas às conquistas alcançadas com o 25 de Abril de 1974, nomeadamente a defesa dos valores culturais e sociais do povo alentejano, as suas tradições e costumes e as questões relacionadas com a função social da terra.