Estudantes protestam em Itália

Escola boa<br>é publica

Milhares de estudantes protestaram, dia 7, por toda a Itália contra os cortes orçamentais e a reforma conhecida como «buona scuola», imposta pelo governo de Renzi.

Estudantes lutam pelo ensino público para todos

As manifestações, que tiveram lugar em cerca de 70 cidades italianas, iniciam uma série de acções de protesto no sector da Educação, em defesa da escola pública e contra as reformas introduzidas pelo governo social-democrata de Matteo Renzi.

Um ano após a sua aprovação no parlamento, estudantes e professores denunciam os efeitos nefastos do novo modelo, que transforma as escolas numa espécie de empresas dirigidas por um gestor.

As organizações estudantis exigiram a adopção de uma lei que garanta o acesso de todos a uma escola pública de qualidade, democrática, gratuita e inclusiva.

Os protestos tiveram particular vigor em Roma, Florença, Bolonha, Milão, Nápoles, Veneza e Palermo.

Em Roma e Milão, os protestos decorreram numa atmosfera de tensão, registando-se confrontos com as forças policiais.

Para o próximo dia 21, vários sindicatos convocaram uma greve nacional de professores em defesa do estatuto profissional e da autonomia da gestão das escolas.




Mais artigos de: Europa

Ofensiva anti-aborto travada

O Parlamento polaco rejeitou, dia 6, a iniciativa popular que pedia penas de prisão por interrupção da gravidez, depois de uma semana de protestos massivos contra a medida.

A geração NEET

Quase 15 por cento dos jovens dos países da OCDE não trabalham, não estudam e não estão em formação, indica um relatório divulgado, dia 5, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. O estudo, intitulado...

BCE favoreceu Deutsche Bank

O banco alemão Deutsche Bank teve um tratamento especial por parte do Banco Central Europeu (BCE) nas provas de resistência realizadas no último Verão à banca europeia Segundo revelou, dia 10, o diário britânico Financial Times (FT), nos resultados dos testes foi...

Estado salva Alstom/Belfort

O governo francês anunciou, dia 4, uma encomenda de 21 comboios TGV e 20 locomotivas de desempanagem ao construtor Alstom, com vista a garantir trabalho à fábrica de Belfort, no Nordeste do país, e evitar o encerramento da unidade. Segundo declarou o secretário de Estado da...

Harmonização do Direito<br>e da Justiça na UE

Na última sessão plenária do Parlamento Europeu, foram aprovados três relatórios que dizem bem da natureza federalista da União Europeia e de como esta se estende a todas as áreas e sectores. No caso, documentos que abordam as áreas do...