Estado salva Alstom/Belfort

O governo francês anunciou, dia 4, uma encomenda de 21 comboios TGV e 20 locomotivas de desempanagem ao construtor Alstom, com vista a garantir trabalho à fábrica de Belfort, no Nordeste do país, e evitar o encerramento da unidade.

Segundo declarou o secretário de Estado da Indústria, Christophe Sirugue, a encomenda estatal, no valor de 570 milhões de euros, permitirá manter a laboração nos próximos anos, até ao início da produção da quinta geração de comboios de alta velocidade.

O governante, que se reuniu com eleitos locais de Belford, com representantes sindicais e membros da direcção do grupo, confirmou igualmente a transformação da fábrica em centro de manutenção europeu, tendo obtido do grupo o compromisso de manter os 400 postos de trabalho em risco e efectuar investimentos de 40 milhões de euros até 2020.

As novas composições destinam-se a servir as futuras linhas de alta velocidade entre Bordéus-Marselha e Montpellier-Perpignan.




Mais artigos de: Europa

Ofensiva anti-aborto travada

O Parlamento polaco rejeitou, dia 6, a iniciativa popular que pedia penas de prisão por interrupção da gravidez, depois de uma semana de protestos massivos contra a medida.

Escola boa<br>é publica

Milhares de estudantes protestaram, dia 7, por toda a Itália contra os cortes orçamentais e a reforma conhecida como «buona scuola», imposta pelo governo de Renzi.

A geração NEET

Quase 15 por cento dos jovens dos países da OCDE não trabalham, não estudam e não estão em formação, indica um relatório divulgado, dia 5, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. O estudo, intitulado...

BCE favoreceu Deutsche Bank

O banco alemão Deutsche Bank teve um tratamento especial por parte do Banco Central Europeu (BCE) nas provas de resistência realizadas no último Verão à banca europeia Segundo revelou, dia 10, o diário britânico Financial Times (FT), nos resultados dos testes foi...

Harmonização do Direito<br>e da Justiça na UE

Na última sessão plenária do Parlamento Europeu, foram aprovados três relatórios que dizem bem da natureza federalista da União Europeia e de como esta se estende a todas as áreas e sectores. No caso, documentos que abordam as áreas do...