Pelos salários na Unicer

De­pois das greves par­ciais na se­mana pas­sada (de dia 15 a dia 17 e de dia 19 a dia 21), com muito forte adesão, os tra­ba­lha­dores da Unicer de­ci­diram esta se­gunda-feira, 22, ao final da tarde, aguardar 48 horas para que a ad­mi­nis­tração possa re­tomar as ne­go­ci­a­ções do ca­derno rei­vin­di­ca­tivo e, em es­pe­cial, dos au­mentos sa­la­riais. Com 60 mi­lhões de euros de lu­cros nos úl­timos dois anos (26,7 mi­lhões em 2013 e 33 mi­lhões em 2014), a cer­ve­jeira «tem a obri­gação de dar au­mentos sa­la­riais aos tra­ba­lha­dores», sa­li­entou o co­or­de­nador da União dos Sin­di­catos do Porto, no final do ple­nário re­a­li­zado em Leça do Balio (Ma­to­si­nhos). Nesse mesmo dia a em­presa tornou pú­blico o re­la­tório de 2015, com re­sul­tados lí­quidos de 26,3 mi­lhões de euros.

Tiago Oli­veira, ci­tado pela agência Lusa, lem­brou que, no final de 2015, foi apre­sen­tado um ca­derno rei­vin­di­ca­tivo e houve ne­go­ci­a­ções, mas a Unicer veio alegar que não ne­go­ci­aria em greve. Para anular este pre­texto, o ple­nário deu 48 horas para que seja apre­sen­tada uma con­tra­pro­posta pa­tronal, pois a em­presa apenas re­cusou li­mi­nar­mente a rei­vin­di­cação de três por cento, com um mí­nimo de 30 euros.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

A luta resulta na hotelaria

Au­mentos sa­la­riais, no Al­garve, e com­pro­misso pa­tronal, na Fi­gueira da Foz, vêm dar força à luta dos tra­ba­lha­dores e dos sin­di­catos da ho­te­laria e tu­rismo, que pros­segue nas di­fe­rentes re­giões.

Enfermeiros com fortes razões

Para a par­ti­ci­pação dos en­fer­meiros nas greves, que na ac­tual fase ter­minam amanhã, em Gui­ma­rães, Ton­dela e Viseu, o SEP/​CGTP-IN des­tacou os mi­lhares de horas de tra­balho por pagar em vá­rias uni­dades de saúde.

Guardas-florestais manifestam-se dia 8

Para dia 8 de Setembro está convocada uma manifestação nacional de guardas-florestais, em Lisboa, com início às 11 horas, no Largo do Carmo, junto ao quartel-general da GNR, seguida de desfile até ao Terreiro do Paço, frente ao Ministério da...