Produtores exigem melhores preços e quotas

Resposta à crise no leite

Em marcha lenta, mais de 60 trac­tores e ou­tras má­quinas agrí­colas per­cor­reram, an­te­ontem, a Es­trada Na­ci­onal 109, entre Ovar e Es­tar­reja, em pro­testo contra a gra­vís­sima si­tu­ação que o sector do leite e da carne en­frenta.

Di­ta­dura im­posta pelas grandes su­per­fí­cies co­mer­ciais

Esta acção de luta – pro­mo­vida pela Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) e pela As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Pro­du­tores de Leite e Carne – ini­ciou-se com con­cen­tra­ções em Vá­lega (Ovar) e Es­tar­reja.

Os pro­du­tores de leite e carne se­guiram, de­pois, até junto de três su­per­fí­cies co­mer­ciais, em Es­tar­reja, onde, com os veí­culos pa­rados, foi feito um cordão hu­mano, numa forma sim­bó­lica de pro­testo contra a di­ta­dura im­posta pelas grandes su­per­fí­cies co­mer­ciais que, com as suas pro­mo­ções e as ditas «marcas brancas», fazem im­por­ta­ções des­ne­ces­sá­rias e es­magam em baixa o preço à pro­dução na­ci­onal.

Dali, a co­luna de trac­tores se­guiu até à Câ­mara Mu­ni­cipal de Es­tar­reja, onde foi en­tregue um do­cu­mento com as pro­postas e re­cla­ma­ções dos agri­cul­tores.

So­li­da­ri­e­dade do PCP

Esta acção contou com a pre­sença do PCP, que se fez re­pre­sentar por João Frazão, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral (CC), Tiago Vi­eira, res­pon­sável do dis­trito de Aveiro e membro do CC, e Carla Mar­tins, do Exe­cu­tivo da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Aveiro (DORAV) e eleita na As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Es­tar­reja.

Numa nota da DORAV, di­vul­gada no mesmo dia, o PCP sa­li­enta que com aquela «jor­nada de luta» os pro­du­tores de leite «dão con­ti­nui­dade a um pro­cesso rei­vin­di­ca­tivo com vá­rios anos e muitos mo­mentos».

Estão acção, se­gundo os co­mu­nistas de Aveiro, «co­loca mais uma vez a tó­nica na ne­ces­si­dade de uma es­tru­tural in­versão das po­lí­ticas que ao longo dos úl­timos anos se vêm im­pondo aos agri­cul­tores e cujas con­sequên­cias (dé­fice ali­mentar, en­cer­ra­mento de ex­plo­ra­ções, perda de so­be­rania) são por de­mais evi­dentes».

Me­didas in­su­fi­ci­entes

No dia do pro­testo, o Go­verno anun­ciou um novo con­junto de me­didas de apoio para o sector do leite. Para os co­mu­nistas, as me­didas avan­çadas «con­firmam que a luta é sempre o ca­minho para al­cançar os di­reitos, rei­vin­di­ca­ções e as­pi­ra­ções das di­fe­rentes ca­madas da po­pu­lação». No en­tanto, em­bora indo numa «di­recção po­si­tiva», cons­ti­tuem «um mero pa­li­a­tivo, se não forem acom­pa­nhadas de me­didas de fundo para o sector, de­sig­na­da­mente no que toca à im­pe­ra­tiva ne­ces­si­dade de res­ta­be­lecer um sis­tema de quotas de pro­dução na União Eu­ro­peia e à in­con­tor­nável ne­ces­si­dade de uma enér­gica in­ter­venção do Go­verno para im­pedir que pros­sigam as ope­ra­ções de pressão para baixo dos preços à pro­dução que as grandes su­per­fí­cies vêm exer­cendo sobre os pro­du­tores, le­vando muitos à ruína».

Em de­cla­ra­ções à Lusa, João Dinis, da CNA, con­si­derou também «in­su­fi­ci­entes» os apoios anun­ci­ados pelo mi­nistro da Agri­cul­tura. «Não basta, nem re­solve os pro­blemas, in­jectar di­nheiro, ainda que as ajudas sejam bem-vindas e que cor­res­pondam a re­cla­ma­ções nossas. Mas é ne­ces­sário que seja re­posto um sis­tema pú­blico de con­trolo da pro­dução como foram as quotas lei­teiras», as­si­nalou, de­fen­dendo, entre muitas ou­tras me­didas, o au­mento dos preços à pro­dução de leite e carne, a re­dução dos custos de pro­dução, o fim das pe­na­li­za­ções sobre quem ul­tra­passar o li­mite in­terno de pro­dução de leite e a re­po­sição do des­conto à elec­tri­ci­dade verde.




Mais artigos de: Nacional

Evitar mais tragédias

Após a vaga de in­cên­dios, a BA­LADI – Fe­de­ração Na­ci­onal dos Bal­dios exige que o Go­verno seja cé­lere na apli­cação de me­didas de ex­cepção para acudir às po­pu­la­ções, assim como aos pe­quenos e mé­dios agri­cul­tores e pro­du­tores flo­res­tais.

Programa extraordinário <br>para a Madeira

Os deputados do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira entregaram, no dia 19, três propostas legislativas com medidas para dar resposta aos problemas habitacionais agravados com os incêndios que deflagraram na ilha. Um dos projectos de resolução, esclareceu Edgar Silva, deputado e...

Investir na prevenção

Uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), que incluía o deputado José Luís Ferreira e a dirigente nacional Manuela Cunha, esteve, na passada semana, de visita à Madeira. Em declarações à...

CDU pede responsabilidades

Em comunicado à população de Celorico de Basto, a CDU manifestou-se contra a privatização da água e consequente gestão da mesma pela empresa «Águas do Norte». Em 2013, a Coligação PCP-PEV alertou para o facto de que se...