Feriados pelo contrato
Para exigir que a Panrico pague o trabalho em dias feriados conforme previsto no contrato colectivo de trabalho, dezenas de trabalhadores reuniram-se, na manhã de 29 de Junho (feriado municipal em Sintra), frente à fábrica, em Mem Martins.
Nesta jornada, organizada pelo Sintab (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal), participou o Secretário-geral da CGTP-IN. Em solidariedade, marcaram também presença o coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa, outros dirigentes sindicais e eleitos do PCP nos órgãos do município.
Há três anos que o sindicato e os trabalhadores não deixam passar nenhum feriado sem luta, recusando trabalhar mediante um acréscimo salarial de apenas 50 por cento, quando sempre foram cumpridos, até 2012, os 200 por cento previstos no contrato.
Numa moção aprovada durante a concentração e que seria entregue à administração, ficou expressa a decisão de continuar a luta pelo pagamento dos feriados, mas igualmente pela melhoria dos salários, contra a precariedade e para que os trabalhadores em postos de trabalho permanentes tenham vínculo efectivo à empresa.