Já se prepara a 40.ª Festa do Avante!

Maior e melhor

A 40.ª edição da Festa do Avante!, que tem lugar a 2, 3 e 4 de Se­tembro, in­tegra pela pri­meira vez o ter­reno da Quinta do Cabo. O Avante! foi saber o que se pode es­perar de uma Festa maior.

Todos os es­paços terão mais área de lazer e de sombra

Image 20014

Ainda faltam seis meses para o início da Festa do Avante!, mas o tra­balho de pre­pa­ração já co­meçou. Este ano, com a in­te­gração da Quinta do Cabo na Festa, as ta­refas são acres­cidas e os de­sa­fios su­ple­men­tares. Como foi pro­me­tido aquando da sua aqui­sição, o novo ter­reno não será um «pa­rente pobre» da Quinta da Ata­laia, antes um es­paço para ser fruído ple­na­mente pelos cons­tru­tores e vi­si­tantes da Festa.

Se­gundo re­velou ao Avante! Telma Ca­pucho, do Se­cre­ta­riado da Festa e membro do Co­mité Cen­tral, a Quinta do Cabo vai al­bergar im­por­tantes es­paços como o Avan­te­atro e o Palco Ar­raial. Este ano, es­tará aí ins­ta­lado igual­mente o pró­prio Es­paço Cen­tral, ver­da­deira sala de vi­sitas da Festa, onde uma vez mais es­tarão pa­tentes as prin­ci­pais ex­po­si­ções e ocor­rerão os mais im­por­tantes de­bates. Também a aber­tura ofi­cial da Festa, que ha­bi­tu­al­mente acon­tece na Praça da Paz, terá este ano lugar no co­ração da Quinta do Cabo. Na 40.ª edição da Festa, quatro or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais terão os seus pa­vi­lhões, res­tau­rantes e bares ins­ta­lados no novo ter­reno: Porto, Braga, Al­garve e Coimbra são as or­ga­ni­za­ções pi­o­neiras.

De modo a dar ao novo es­paço a de­se­jada cen­tra­li­dade, a en­trada prin­cipal da Festa pas­sará a fazer-se por lá, por um novo portão ins­ta­lado junto ao rio, com uma fa­bu­losa vista sobre a Baía do Seixal. Daí, o acesso ao resto do re­cinto da Festa far-se-á por uma nova ave­nida, que unirá a en­trada ao re­cinto do Palco 25 de Abril através do que é hoje o ca­minho es­treito junto ao ac­tual Acam­pa­mento In­te­rior A (ao lado do posto de saúde).

O alar­ga­mento da Festa à Quinta do Cabo im­plica al­te­ra­ções na pró­pria Quinta da Ata­laia, ga­rante a res­pon­sável. Assim, onde foi até hoje o Acam­pa­mento In­te­rior A pas­sará a estar um novo «Es­paço Cri­ança», mais amplo e com mais sombra; o acesso ao lago, e ao Au­di­tório 1.º de Maio, pas­sará a fazer-se por duas vias: através da Quinta do Cabo e da ac­tual es­trada, que será alar­gada; em redor do Po­li­des­por­tivo nas­cerá o que Telma Ca­pucho chama a «nova ci­dade do des­porto», com todos os es­paços aí reu­nidos. A trans­fe­rência do Avan­te­atro para a Quinta do Cabo per­mi­tirá o alar­ga­mento do Es­paço In­ter­na­ci­onal.

Mais sombra, mais lazer

A re­a­li­zação da Festa nos dois ter­renos – que passam a ser só um – vai ter como con­sequência ime­diata o alar­ga­mento das zonas de sombra e lazer, adi­anta Telma Ca­pucho. O que está a ser co­lo­cado às or­ga­ni­za­ções, acres­centa, é «mais área de im­plan­tação e não mais área de cons­trução».

O alar­ga­mento da Festa do Avante! à Quinta do Cabo, já este ano, obriga a mais tra­balho pre­pa­ra­tório. Há muito que estão a de­correr obras no novo ter­reno: «A maior parte das in­ter­ven­ções que temos em curso não serão vi­sí­veis na Festa, pois in­cidem fun­da­men­tal­mente nas infra-es­tru­turas de água, sa­ne­a­mento, elec­tri­ci­dade e te­le­co­mu­ni­ca­ções», re­vela Telma Ca­pucho.

Tal como su­cedeu com a Quinta da Ata­laia, que foi so­frendo me­lho­rias ano após ano, as obras no novo ter­reno não fi­carão todas prontas em 2016. «A rede pri­mária fi­cará feita», as­sume a res­pon­sável. O resto virá de­pois.

Mas há ou­tras obras em curso na Quinta do Cabo. A di­visão fí­sica entre as duas quintas já não existe e o tra­çado de al­guns dos novos acessos é já vi­sível no re­vol­vi­mento de terras. Os tra­ba­lhos de­correm con­forme o pre­visto nos dois planos ela­bo­rados para o efeito: o Plano de In­ter­venção na Quinta do Cabo e o Plano de In­te­gração dos dois es­paços. Até à aber­tura da Festa há muito tra­balho para fazer, mas, confia Telma Ca­pucho, «tudo es­tará pronto para re­ceber os vi­si­tantes da Festa como eles me­recem».

Com o novo ter­reno e as mu­danças que estão em curso, me­lhoram sig­ni­fi­ca­ti­va­mente as con­di­ções à dis­po­sição dos vi­si­tantes para um usu­fruto mais pleno de um evento e de um es­paço ím­pares. A Festa, com as suas ca­rac­te­rís­ticas dis­tin­tivas, será maior e me­lhor.

 



Mais artigos de: PCP

Compromissos de todos os dias

O Par­tido vai con­ti­nuar a in­tervir nos di­reitos das mu­lheres e da sua luta eman­ci­pa­dora dando pri­o­ri­dade a uma po­lí­tica de pro­moção da igual­dade in­se­pa­rável da rup­tura com a po­lí­tica de di­reita e a con­cre­ti­zação de uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda.

95 anos de Norte a Sul

Cerca de uma cen­tena e meia de di­ri­gentes, fun­ci­o­ná­rios e co­la­bo­ra­dores da es­tru­tura cen­tral do Par­tido reu­niram-se, dia 7, no al­moço co­me­mo­ra­tivo dos 95 anos do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês que teve lugar no re­fei­tório da sede da So­eiro Pe­reira Gomes.

Da impossibilidade à superação

Com organização, empenho e entusiasmo não há impossíveis. Este bem que podia ser o lema da acção dos comunistas da freguesia da Caparica relativa à campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com...

Mobilizar contra a precariedade

A cam­panha do PCP «Mais di­reitos, mais fu­turo. Não à pre­ca­ri­e­dade» con­tinua a de­sen­volver-se junto a em­presas e lo­cais de tra­balho de todo o País.

8 de Março - Histórica luta pela igualdade

Jerónimo de Sousa participou, anteontem, 8, num almoço evocativo do Dia Internacional da Mulher, promovido pela célula do PCP na Câmara Municipal da Moita. Na sua intervenção, o dirigente comunista destacou a importância histórica da data,...

Fase preparatória já começou

Com a apresentação do anteprojecto de Resolução Política, no passado dia 3, iniciou-se a fase preparatória do X Congresso do PCP/Açores, que se realiza em Ponta Delgada nos próximos dias 9 e 10 de Abril. O Congresso contará com a presença do...

As entrevistas não nascem<br>todas iguais

A nova fase da vida política nacional provocou convulsões em muitas cabeças que povoam o espaço mediático. Ainda que muitos dos ilustres comentadores e opinadores profissionais não tenham ultrapassado o choque com a realidade – que mostra serem possíveis medidas que...