PCP saúda comunistas venezuelanos

PCV fez 85 anos

Por oca­sião do 85.º ani­ver­sário do Par­tido Co­mu­nista da Ve­ne­zuela (PCV), que se co­me­morou dia 5 de Março, o PCP trans­mitiu àquele par­tido as sau­da­ções fra­ternas dos co­mu­nistas por­tu­gueses, su­bli­nhando que o PCV, «nas­cido na re­sis­tência contra a ti­rania, cons­titui-se como o ba­lu­arte da classe ope­rária e do povo ve­ne­zu­e­lanos na de­fesa dos seus le­gí­timos di­reitos, da luta pela li­ber­tação na­ci­onal e a causa do so­ci­a­lismo, paz e co­o­pe­ração entre os povos».
O PCV «es­teve desde o prin­cípio com os ob­jec­tivos li­ber­ta­dores e anti-im­pe­ri­a­listas da Re­vo­lução Bo­li­va­riana, na mo­bi­li­zação po­pular e no apoio às can­di­da­turas de Hugo Chávez, e, de­pois, de Ni­colás Ma­duro», re­fere o texto, en­fa­ti­zando o facto de os co­mu­nistas ve­ne­zu­e­lanos, as­su­mindo-se como «força in­dis­pen­sável na de­fesa co­e­rente dos in­te­resses dos tra­ba­lha­dores», in­ter­virem «ac­ti­va­mente no amplo pro­cesso de uni­dade de forças po­pu­lares e pa­trió­ticas».
Tendo pre­sente o «exi­gente e com­plexo con­texto ac­tual, mar­cado na Amé­rica La­tina, e na Ve­ne­zuela com par­ti­cular in­ci­dência, pela vi­o­lenta contra-ofen­siva das forças do im­pe­ri­a­lismo e das oli­gar­quias e a sua pro­funda ma­nobra de­ses­ta­bi­li­za­dora», o PCP de­seja os me­lhores su­cessos na «luta e acção em prol do re­forço da or­ga­ni­zação e in­ter­venção dos co­mu­nistas ve­ne­zu­e­lanos», bem como nas «im­pe­ra­tivas ta­refas de sal­va­guarda da in­de­pen­dência e so­be­rania ve­ne­zu­e­lanas e de­fesa do pro­cesso eman­ci­pador bo­li­va­riano e suas con­quistas».
Rei­te­rando a sua firme so­li­da­ri­e­dade ao PCV, o PCP re­a­firma ainda «a von­tade em es­treitar e apro­fundar ainda mais as re­la­ções de ami­zade e co­o­pe­ração que unem os nossos dois par­tidos, no in­te­resse de ambos os povos e países e do re­forço do mo­vi­mento co­mu­nista e re­vo­lu­ci­o­nário in­ter­na­ci­onal».




Mais artigos de: Internacional

Paz ganha batalha

O Japão foi obri­gado a in­ter­romper a cons­trução da base mi­litar dos EUA na ilha de Oki­nawa. Para o Con­selho Por­tu­guês para a Paz e a Co­o­pe­ração trata-se de «uma im­por­tante vi­tória para a causa da paz».

PCP recebe PTB

No quadro do desenvolvimento das suas relações bilaterais de amizade, o PCP recebeu uma delegação do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) que visitou Portugal de 17 a 19 de Fevereiro passado. A delegação do PTB, chefiada pelo seu presidente, Peter Mertens, foi ainda...

Dr. Breedlove, ou como <br>não se preocupar e amar a bomba

Em apenas uma semana, os EUA levaram a cabo dois testes de lançamento com mísseis balísticos intercontinentais capazes de atacar qualquer parte do globo com uma bomba nuclear 60 vezes mais destrutiva do que a infame «Little Boy» de Hiroxima. Os ensaios, executados no final de Fevereiro a...