Lutar e vencer pelas 35 horas

«Os trabalhadores lutaram e venceram», «as 35 horas serão repostas» – congratulou-se a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, no dia 15, num comunicado emitido após a aprovação na generalidade dos projectos de lei que visam revogar o aumento do horário de trabalho, imposto desde 28 de Setembro de 2013 sem acréscimo de remuneração.

No comunicado é saudada «a luta intensa» que envolveu abaixo-assinados, paralisações, manifestações, greves, vigílias e recurso aos tribunais.

Os trabalhadores «nunca baixaram os braços em defesa do direito fundamental a um horário de trabalho digno e ao direito à articulação entre a vida familiar e profissional» e esta luta «determinou que hoje os projectos de lei fossem aprovados e determinem a revogação das 40 horas assim que votados na especialidade». A Frente Comum anunciou que quer ser ouvida na Comissão Parlamentar de Trabalho e apelou a que a reposição das 35 horas «seja feita a curto prazo e seja aplicada independentemente do vínculo laboral e sem a imposição de quaisquer condições».

No comunicado são lembradas as «repercussões brutais na vida dos trabalhadores» que teve a imposição da semana de 40 horas: trabalharam milhares de horas não pagas, com prejuízos para a vida familiar e profissional, a acrescer aos muitos ataques de que foram alvo. «Com a revogação desta lei , será reposto o valor salarial roubado aos trabalhadores e que já ultrapassa os 150 milhões de euros», afirma a Frente Comum.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Mudança implica respostas

O Plenário de Sindicatos da CGTP-IN frisou, no dia 14, que a mudança de política implica uma resposta imediata a questões concretas que têm relação directa com a qualidade de vida dos trabalhadores e a coesão económica e social.

Ferroviários insistem

Alguns simples procedimentos que dessem transparência ao processo seriam suficientes para liquidar o processo de privatização da CP Carga, insistiram os representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário e das comissões de trabalhadores da CP e da CP Carga, no...