Ferroviários insistem

Al­guns sim­ples pro­ce­di­mentos que dessem trans­pa­rência ao pro­cesso se­riam su­fi­ci­entes para li­quidar o pro­cesso de pri­va­ti­zação da CP Carga, in­sis­tiram os re­pre­sen­tantes do Sin­di­cato Na­ci­onal dos Tra­ba­lha­dores do Sector Fer­ro­viário e das co­mis­sões de tra­ba­lha­dores da CP e da CP Carga, no dia 13, du­rante uma con­cen­tração re­a­li­zada junto à re­si­dência ofi­cial do pri­meiro-mi­nistro.
Ao cui­dado de An­tónio Costa, foi en­tregue pelos re­pre­sen­tantes do sin­di­cato da Fec­trans/​CGTP-IN e das CT um do­cu­mento a mos­trar como a venda de 95 por cento da em­presa à MSC Rail é al­ta­mente le­sivo dos in­te­resses do País. Foi igual­mente dei­xado o alerta de que de­pende das res­postas do Go­verno a con­cre­ti­zação de uma nova acção de luta, en­vol­vendo todos os tra­ba­lha­dores da CP Carga, no dia 28.

O SNTSF e a fe­de­ração con­fir­maram que iriam estar pre­sentes ontem, de manhã, na con­cen­tração de re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores da ex-Refer, contra o es­va­zi­a­mento de ins­ta­la­ções fer­ro­viária, como a es­tação de Santa Apo­lónia, onde iria ter lugar o pro­testo.

Em Por­ta­legre, no dia 16, sá­bado, re­pre­sen­tantes sin­di­cais de Es­panha e de Por­tugal, in­cluindo o Se­cre­tário-geral da CGTP-IN, sau­daram a re­co­men­dação de re­po­sição do ser­viço fer­ro­viário na Linha do Leste, até Elvas, vo­tada na AR por una­ni­mi­dade, «até por aqueles que são res­pon­sá­veis pelo seu en­cer­ra­mento», ob­servou a Fec­trans, numa nota em que re­clama que a me­dida seja posta em prá­tica de forma a ga­rantir «um ser­viço re­gular, de qua­li­dade, se­guro e fiável».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Mudança implica respostas

O Ple­nário de Sin­di­catos da CGTP-IN frisou, no dia 14, que a mu­dança de po­lí­tica im­plica uma res­posta ime­diata a ques­tões con­cretas que têm re­lação di­recta com a qua­li­dade de vida dos tra­ba­lha­dores e a co­esão eco­nó­mica e so­cial.

Lutar e vencer pelas 35 horas

«Os trabalhadores lutaram e venceram», «as 35 horas serão repostas» – congratulou-se a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, no dia 15, num comunicado emitido após a aprovação na generalidade dos projectos de lei que visam...