Mandatário nacional em contacto
com o mundo do trabalho

Ganhar para o voto

A candidatura de Edgar Silva está vinculada aos direitos, anseios e interesses dos trabalhadores, salientou José Ernesto Cartaxo, em iniciativas de contacto com o mundo laboral.

Estamos a entrar numa fase decisiva da campanha eleitoral

Image 19737

José Ernesto Cartaxo, mandatário nacional da candidatura de Edgar Silva, participou, no dia 11, em Évora, num almoço com sindicalistas e apoiantes do candidato. Na iniciativa – que contou com a presença do mandatário distrital, Alexandre Varela, e da mandatária do concelho, Elmina Lopes – foi anunciado o apoio de 103 dirigentes e delegados sindicais à candidatura de Edgar Silva. 
«Sou portador de um abraço fraterno de Edgar Silva que revela a importância dos trabalhadores à sua candidatura à Presidência da República (PR)», afirmou José Ernesto Cartaxo, lembrando que «estamos a entrar numa fase decisiva da campanha eleitoral para a PR» e apelando à «participação activa de todos os militantes e apoiantes» para «esclarecer e ganhar a população para o voto em Edgar Silva».
O mandatário nacional teceu ainda fortes críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, o candidato que quer ser Presidente da República para «continuar a política de direita, a política do PSD/CDS que desrespeitou a Constituição da República Portuguesa».

Compromissos

No dia 14, José Ernesto Cartaxo esteve no concelho de Bragança, tendo contactado com os trabalhadores da Faurécia e reunido com a Direcção da União de Sindicatos de Bragança (USB).
Na Faurécia, a maior empresa do distrito, com mais de 600 trabalhadores, sobressaíram dois aspectos relevantes. Por um lado, o apego, reconhecimento e receptividade dos trabalhadores para com os compromissos desta candidatura, particularmente com denúncias sobre as condições de trabalho, nomeadamente sobre o inaceitável não funcionamento da cantina em horário nocturno, nem a disponibilização de equipamento para os trabalhadores aquecerem a comida.
Por outro, o incómodo que esta candidatura provoca aos interesses dos grandes grupos económicos, tendo a administração, através da responsável dos recursos humanos, sugerido à delegação da candidatura de Edgar Silva que promovesse o contacto com os trabalhadores noutro local que não à porta de entrada da empresa, procurando assim limitar o exercício de um direito constitucional consagrado.

Despovoamento

Na reunião com a USB salientou-se a total correspondência entre a aplicação de medidas de sucessivos governos e as consequências que dessa aplicação advieram, nomeadamente o encerramento de serviços públicos, o ataque aos direitos e rendimentos dos trabalhadores, o fim dos apoios à interioridade e o despovoamento da região.
Segundo a União de Sindicatos, os graves problemas demográficos da região estão já a colocar dificuldades às escolas na composição de turmas pela falta de alunos, o que por sua vez levará à diminuição do número de professores e pessoal não docente, e também ao encerramento de mais escolas no distrito.
José Ernesto Cartaxo, no contacto com os jornalistas, afirmou que a resolução dos problemas da região está, em traços gerais, consagrada na Constituição da República Portuguesa e que cabe ao Presidente da República defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição.




Mais artigos de: Presidenciais

Pela Constituição<br>e pelos valores de Abril

A intensa acção de esclarecimento e mobilização levada a cabo pela sua candidatura, sempre centrada nas preocupações dos trabalhadores e do povo, começou por ser o tema de abertura da intervenção de Edgar Silva, que disse sentir a...

Presidente deve exigir<br>justiça social

Na segunda-feira, a seis dias das eleições para a Presidência da República, Edgar Silva insistiu na questão da justiça social, um compromisso central da sua candidatura.

Guardião ambiental

Cerca de uma centena de ecologistas manifestaram, anteontem, o seu apoio a Edgar Silva. Antes de partir para uma arruada na Parede, o candidato à Presidência recebeu daqueles um alerta ambiental que prometeu fazer ecoar em Belém.

Resistência e estímulo <br>do Alentejo

Edgar Silva passou o último sábado de campanha no «Alentejo profundo», onde a resistência do povo «tem tantos anos quantos a portugalidade», exemplo que dá força ao crescente movimento de cidadania, por direitos que o Estado deve garantir.

Descentralizar para melhor servir o povo

Um comício vibrante em Faro encerrou a jornada algarvia de campanha de Edgar Silva, no dia 15, durante a qual participou também em acções de contacto com as populações em Silves e Vila Real de Santo António.

Será a força do povo <br>a derrotar a direita

Edgar Silva recebeu em Braga, fez ontem uma semana, um expressivo apoio de representantes laborais. Na iniciativa, garantiu que usará os poderes constitucionais para defender quem trabalha em Portugal e acusou Marcelo Rebelo de Sousa de chumbar no «detector de mentiras».

A voz de quem tem fome <br>e sede de justiça

Perante um auditório completamente cheio no Centro de Cultura e Congressos de Aveiro, Edgar Silva terminou a campanha de quinta-feira, 14, a falar de justiça – no combate à exploração e na redistribuição da riqueza, na defesa da democracia pela assumpção da soberania como factor de progresso económico e social e pelo combate à corrupção.

Uma candidatura colectiva, <br>com memória e projecto

Nas acções em que participou um pouco por todo o País, Jerónimo de Sousa sublinhou a importância de votar em Edgar Silva para afirmar Abril e defender a Constituição. O Secretário-geral junta-se hoje e amanhã ao candidato.

Defender os direitos da diáspora

No domingo, 17, teve lugar em Paris a apresentação dos eixos fundamentais da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República, pela voz do seu mandatário em França, Nuno Gomes Garcia. Seguiu-se um debate animado.

Dar respostas às populações

No dia 11, Francisco Gonçalves, mandatário distrital de Aveiro da candidatura de Edgar Silva, esteve reunido com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Águeda. Num momento em que o País se confrontou com chuvas intensas e alagamentos um pouco por todo o lado, o...

Candidatura <br>que confia no País

O Auditório da Junta de Freguesia de Creixomil, Braga, acolheu, na sexta-feira, 15, uma sessão pública sob o lema «Afirmar Abril. Cumprir a Constituição». A iniciativa contou com as intervenções de Mariana Silva e de Joaquim Daniel, respectivamente...

Candidato dos trabalhadores

Mais de 60 activistas sindicais do distrito de Beja, membros de diversas estruturas representativas dos trabalhadores de várias áreas e sectores, declararam publicamente o seu apoio à candidatura de Edgar Silva à Presidência da República. Este apoio integra-se numa iniciativa...

Combater a pobreza e a exclusão

Uma delegação da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República integrada por Carla Cruz, deputada do PCP na Assembleia da República, e o mandatário concelhio de Braga, Carlos Cruz, reuniu-se, dia 18, com a Delegação de Braga da Cruz Vermelha...

Jovens apoiam Edgar Silva

A Cine Incrível, em Almada, acolheu, no dia 15, um concerto com o lema «Temos soluções, cumprir a Constituição», no qual actuaram os Karma Drums, grupo de percussão do Seixal, e duas bandas da região, os Margem Sul e os Sopas de Chavalo Cansado. O concerto...

Intelectuais apoiam Edgar Silva

A Direcção do Sector Intelectual de Lisboa divulgou na terça-feira, 19, um manifesto de apoio à candidatura de Edgar Silva à Presidência da República subscrito por 110 intelectuais e artistas. Sob o lema «Pela Constituição, compromisso e projecto...

Promover a igualdade <br>na lei e na vida

Está em distribuição em todo o País um folheto, dirigido às mulheres, de apelo ao voto em Edgar Silva no próximo domingo, 24. No documento sublinha-se que o voto em Edgar Silva representa o apoio a uma «candidatura de proximidade com a vida das mulheres e dos seus...

Jerónimo de Sousa <br>visita Casa da Moeda

Jerónimo de Sousa visitou, ontem, as instalações da Casa da Moeda, tendo a oportunidade de contactar com os seus trabalhadores. A acção inseriu-se na campanha de Edgar Silva, às eleições presidenciais do próximo domingo.

Acção na Ria Formosa

Activistas da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República estiveram recentemente em algumas das ilhas da Ria Formosa, no Algarve, a contactar com os moradores e a afirmar os valores de Abril e a necessária e urgente defesa da Constituição da República...

Apoiamos a candidatura <br>de Edgar Silva

Carlos Tavares – Arqueólogo Dulce Rebelo – Membro da Comissão Directiva da ID Eduardo Teixeira – Optometrista Igor Gandra – Encenador João Corregedor da Fonseca – Presidente da...