com o mundo do trabalho
Ganhar para o voto
A candidatura de Edgar Silva está vinculada aos direitos, anseios e interesses dos trabalhadores, salientou José Ernesto Cartaxo, em iniciativas de contacto com o mundo laboral.
Estamos a entrar numa fase decisiva da campanha eleitoral
José Ernesto Cartaxo, mandatário nacional da candidatura de Edgar Silva, participou, no dia 11, em Évora, num almoço com sindicalistas e apoiantes do candidato. Na iniciativa – que contou com a presença do mandatário distrital, Alexandre Varela, e da mandatária do concelho, Elmina Lopes – foi anunciado o apoio de 103 dirigentes e delegados sindicais à candidatura de Edgar Silva.
«Sou portador de um abraço fraterno de Edgar Silva que revela a importância dos trabalhadores à sua candidatura à Presidência da República (PR)», afirmou José Ernesto Cartaxo, lembrando que «estamos a entrar numa fase decisiva da campanha eleitoral para a PR» e apelando à «participação activa de todos os militantes e apoiantes» para «esclarecer e ganhar a população para o voto em Edgar Silva».
O mandatário nacional teceu ainda fortes críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, o candidato que quer ser Presidente da República para «continuar a política de direita, a política do PSD/CDS que desrespeitou a Constituição da República Portuguesa».
Compromissos
No dia 14, José Ernesto Cartaxo esteve no concelho de Bragança, tendo contactado com os trabalhadores da Faurécia e reunido com a Direcção da União de Sindicatos de Bragança (USB).
Na Faurécia, a maior empresa do distrito, com mais de 600 trabalhadores, sobressaíram dois aspectos relevantes. Por um lado, o apego, reconhecimento e receptividade dos trabalhadores para com os compromissos desta candidatura, particularmente com denúncias sobre as condições de trabalho, nomeadamente sobre o inaceitável não funcionamento da cantina em horário nocturno, nem a disponibilização de equipamento para os trabalhadores aquecerem a comida.
Por outro, o incómodo que esta candidatura provoca aos interesses dos grandes grupos económicos, tendo a administração, através da responsável dos recursos humanos, sugerido à delegação da candidatura de Edgar Silva que promovesse o contacto com os trabalhadores noutro local que não à porta de entrada da empresa, procurando assim limitar o exercício de um direito constitucional consagrado.
Despovoamento
Na reunião com a USB salientou-se a total correspondência entre a aplicação de medidas de sucessivos governos e as consequências que dessa aplicação advieram, nomeadamente o encerramento de serviços públicos, o ataque aos direitos e rendimentos dos trabalhadores, o fim dos apoios à interioridade e o despovoamento da região.
Segundo a União de Sindicatos, os graves problemas demográficos da região estão já a colocar dificuldades às escolas na composição de turmas pela falta de alunos, o que por sua vez levará à diminuição do número de professores e pessoal não docente, e também ao encerramento de mais escolas no distrito.
José Ernesto Cartaxo, no contacto com os jornalistas, afirmou que a resolução dos problemas da região está, em traços gerais, consagrada na Constituição da República Portuguesa e que cabe ao Presidente da República defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição.