Ouvir, debater e propor

Uma delegação do PCP, da qual fazia parte o deputado Paulo Sá, esteve reunida no dia 26 de Outubro com delegações da União de Sindicatos do Algarve, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas e do Sindicato dos Professores da Zona Sul.

Na reunião com a União de Sindicatos do Algarve o desemprego foi a questão central em debate, para além dos baixos salários, dos salários em atraso e da crescente precariedade. Todos juntos, estes problemas traduzem um acelerado empobrecimento da população e a destruição da actividade económica da região. A degradação dos direitos dos trabalhadores e a fragilização das relações de trabalho esteve também em cima da mesa, com ambas as delegações a concordar na necessidade de uma política que valorize o trabalho e os trabalhadores e combata decididamente o desemprego e a precariedade.

O STFPS do Sul e Regiões Autónomas apresentou à delegação do PCP as propostas reivindicativas dos trabalhadores da Administração Pública, duramente atingidos nos seus direitos pelo governo PSD/CDS, particularmente no que respeita a salários e pensões e ainda a horários, férias e feriados. O Partido tomou ainda conhecimento de alguns problemas específicos dos trabalhadores da Administração Pública na região e assumiu o compromisso de questionar o Governo sobre essas matérias por intermédio do seu Grupo Parlamentar. Também perante o Sindicato dos Professores da Zona Sul o PCP se comprometeu a levar à Assembleia da República os múltiplos problemas vividos no sector da educação na região.

No dia 30, em Lisboa, o PCP recebeu delegações das comissões de trabalhadores da CP e da CP Carga e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário que lhe fizeram chegar dados recentes sobre a forma como o anterior governo PSD/CDS procedeu à privatização da CP Carga. Assume particular gravidade, neste processo, a informação referente à prévia capitalização da empresa em mais de 116 milhões de euros para ser vendida, depois, por dois milhões. O PCP reafirmou a sua intenção de tudo fazer para travar esta privatização através da apresentação de uma iniciativa legislativa nesse sentido. 




Mais artigos de: PCP

Esclarecer e mobilizar

Dar a conhecer as respostas aos problemas e aspirações mais urgentes dos trabalhadores e do povo defendidas pelo Partido é o objectivo das acções de contacto directo que hoje se realiza com distribuições em todo o País.

«Mais Partido, mais luta»,<br>apela O Militante

Está desde hoje disponível a edição de Novembro/Dezembro do boletim O Militante, que tem na capa uma mensagem central: «Mais partido, mais luta – condição para a alternativa». O texto de abertura desenvolve esta que é uma...

Em defesa da escola pública

Num encontro realizado no dia 28, PCP e Fenprof manifestaram a sua determinação em inverter muitas das políticas educativas prosseguidas nos últimos anos.

Instabilidade previsível

Reagindo aos discursos de Cavaco Silva e Passos Coelho na tomada de posse do novo Governo PSD-CDS, o dirigente comunista João Oliveira realçou que deles sobressaem três ideias essenciais. A primeira é, desde logo, a responsabilização do Presidente da República por toda a...

O tempo não explica tudo

O Governo Regional dos Açores tem que assumir a responsabilidade pela reparação dos prejuízos ocorridos recentemente em diversas embarcações de pesca no porto de Rabo de Peixe: esta é a posição da Comissão Concelhia de Ribeira Grande do PCP, expressa...

Resíduos perigosos

Uma delegação do PCP recebeu, na sexta-feira, 30, o executivo da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Em cima da mesa esteve uma vez mais o problema dos resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova, que os sucessivos governos ignoraram durante anos e...