Remover o amianto
Os vereadores comunistas na Câmara de Aljustrel apresentaram no dia 30 de Setembro uma proposta para remover as placas de amianto nos edifícios públicos do concelho.
No documento, os eleitos do PCP informam que a utilização de materiais como amianto na construção foi proibida a partir dos anos 90 e a sua remoção obedece a regras específicas, algumas delas visando a defesa da saúde dos próprios trabalhadores. Dão ainda a conhecer que a Assembleia da República aprovou por unanimidade a Lei n.º 2/2011 para se fazer a remoção de amianto em edifícios públicos. No entanto, este problema continua por resolver.
«É imperioso que, também a nível do nosso concelho, se faça o levantamento previsto na lei e se proceda à remoção em segurança dos materiais que demonstrem conter amianto, começando pelos edifícios a cargo do município de Aljustrel, onde o risco para a saúde pública deverá ser acautelado», defendem os vereadores, alertando ainda para a «necessidade de se proceder à monotorização das partículas de amianto na atmosfera, com prioridade para os casos dos edifícios dos Paços do Concelho, oficinas municipais, antigo CAIM, entre outros, permitindo conhecer e controlar os potenciais riscos para a saúde dos cidadãos e dos trabalhadores desses equipamentos municipais (ou que convivam com a proximidade)».