Contra os exercícios militares da NATO
Sob o lema «Sim à paz! Não aos exercícios militares da NATO», tem lugar uma sessão pública no dia 12, às 17.30 horas, junto à Estação da Trindade, no Porto, com as intervenções do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), do Movimento Democrático de Mulheres e da União dos Sindicatos do Porto.
Vinte e nove organizações portuguesas já subscreveram um texto a contestar a realização dos maiores exercícios militares da NATO das últimas décadas, entre os dias 3 de Outubro e 6 de Novembro, em Portugal e Espanha, com o apoio da Itália.
No documento, promovido pelo CPPC, rejeita-se «a participação das forças portuguesas em agressões militares da NATO a outros povos» e afirma-se a urgência da «dissolução da NATO, o fim das armas nucleares e de extermínio em massa, o fim das bases militares estrangeiras e o desarmamento geral e controlado».
As 29 organizações reclamam ainda das autoridades portuguesas «o cumprimento das determinações da Constituição da República Portuguesa e da Carta das Nações Unidas, em respeito pelo direito internacional, pela soberania dos estados e pela igualdade de direitos dos povos».