Novo estatuto da PSP não chega

O PCP considera que a aprovação, dia 27, pelo Conselho de Ministros, dos Estatutos para os profissionais da PSP, culminando «um processo conturbado, gerador de mal-estar e conflitualidade», não apaga «o sentimento de desânimo, descontentamento e desmotivação transversal a todas as forças e serviços de segurança».

A consubstanciar a sua apreciação, o Partido lembra que, entre outros, «o reconhecimento da condição policial, bem como matérias há muito reivindicadas como o da profissão de risco e desgaste rápido, não têm resposta com os estatutos agora aprovados».

Igualmente grave, acrescenta o PCP, é a «não aprovação do Estatuto para os profissionais da GNR», confirmando a cedência do Governo a pressões e violando um compromisso estabelecido com estruturas sócio-profissionais.

Assim, o Partido garante que «tudo continuará a fazer para a dignificação dos profissionais das forças e serviços de segurança e a lutar pela implementação de uma política de segurança ao serviço dos cidadãos em pleno respeito pelos princípios e desígnios constitucionais.»



Mais artigos de: PCP

Drama com responsáveis

O drama humano do movimento de refugiados e imigrantes é indissociável «do carácter desumano, explorador e agressivo do sistema dominante – o capitalismo –, e tem causas e responsáveis», afirma o PCP.


Compromisso com o povo

Os vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande (CMMG) eleitos nas listas da CDU devolveram os pelouros que lhes haviam sido atribuídos. Em causa está a falta de condições de trabalho no seio do executivo camarário.


Ouvir e esclarecer

O PCP continua a receber, a pedido destas, na sede nacional, estruturas políticas, sociais, profissionais e sectoriais. (nas fotos, de cima, para baixo) Anteontem, foi a vez do Conselho Nacional de Juventude, junto do qual a delegação do Partido, composta por Paulo...

Faleceu Albano Lima

Faleceu na quarta-feira, 26 de Agosto, com 79 anos, por motivo de doença, o camarada Albano Lima, militante do PCP desde meados da década de sessenta e que durante muitos anos fez parte do quadro de jornalistas do Avante!, tendo participado na edição do primeiro número legal,...

Novo número <br> de O Militante

A edição de Setembro/Outubro de O Militante já está disponível. Num momento marcado pelas eleições legislativas do próximo dia 4 de Outubro, a revista faz capa com «a grande opção» que está em causa: «continuidade e...

As mentiras de um comentador

António Costa é jornalista, ex-director do Diário Económico e comentador de assuntos económicos nas rádios e na televisão. Nesta condição e perante um tema da máxima actualidade política e económica como...