Apoiar o associativismo
Uma delegação do PCP, integrando o deputado Miguel Tiago e os eleitos do PCP na Assembleia Municipal da Amadora Carlos Almeida e Miguel Vidigal, esteve reunida recentemente com a Associação Moinho da Juventude, da Cova da Moura. O principal objectivo da reunião foi conhecer mais de perto a realidade do bairro e a actividade daquela associação cultural.
A delegação do Partido teve oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os problemas com que o bairro e os seus habitantes estão confrontados, desde a segurança e as relações com as forças de segurança à utilização de fundos comunitários, passando pelas dificuldades de gestão do espaço comunitário. Apesar de todos os obstáculos, a Associação Moinho da Juventude e outras expressões do movimento associativo desenvolvem um trabalho notável de prestação de serviços à população nas mais diversas áreas.
Num quadro marcado pela demissão por parte do Estado e de muitas autarquias de prestar serviços fundamentais às populações de determinadas áreas, como o bairro da Cova da Moura, o papel do associativismo e da comunidade é determinante. Todavia, realça o PCP, é igualmente fundamental que o Estado apoie esse movimento popular e reforce a sua presença, cumprindo as suas funções sociais e culturais junto dos bairros.