A CDU apresenta proposta política para o distrito do Porto

Compromisso em defesa da região

Produção nacional, investimento público e serviços públicos são os três grandes eixos da proposta política da CDU para o distrito do Porto que os candidatos da Coligação PCP-PEV pelo Porto se comprometem a defender junto dos trabalhadores e do povo.

A CDU apresenta respostas concretas aos problemas do Porto

Image 18681

A apresentação do compromisso decorreu numa sessão pública realizada no centro da cidade do Porto, no dia 28 de Julho, em que estiveram presentes Jorge Machado e Diana Ferreira, primeiros dois candidatos pelo círculo do Porto à Assembleia da República. Na ocasião, sublinhou-se que a região está «mais empobrecida e assimétrica, num País mais endividado e dependente», como consequência de 39 anos de política de direita, do processo de integração capitalista da UE e, mais recentemente, da aplicação dos PEC e do pacto de agressão. Destacando que a resolução dos problemas do Porto e do Norte se resolvem com a superação dos problemas do País, os candidatos da CDU afirmaram que «a ruptura com a política de direita» e «a assumpção de uma política patriótica e de esquerda» é, em simultâneo, «a solução para garantir o financiamento necessário ao investimento público, aos serviços públicos e ao reforço das funções sociais do Estado que a CDU há muito reclama».

Três grandes eixos

As propostas políticas para a região partem da realidade regional e, simultaneamente, inserem-se na «luta por soluções para uma vida melhor num Portugal com futuro», afirmaram, acrescentando que se desenvolvem em torno de três grandes eixos. No primeiro deles – designado como Produção nacional, emprego, salários e desenvolvimento económico –, propõe-se: elevar as remunerações dos trabalhadores e os rendimentos dos pensionistas e reformados; dinamizar, renovar e defender a indústria transformadora nacional; auxiliar as micro, pequenas e médias empresas; revalorizar e dinamizar o sector cooperativo; defender o mercado interno; implementar um plano de requalificação e modernização económica das sub-regiões do Vale do Ave e do Vale do Sousa e Baixo Tâmega; promover o aproveitamento dos recursos naturais; apoiar a produção a agrícola; criar e implementar um programa de apoio à pequena pesca; criar um Gabinete Dinamizador da Produção Nacional.

Em Investimento público, coesão territorial e desenvolvimento regional, segundo dos três grupos de propostas políticas para o distrito do Porto, os candidatos da Coligação PCP-PEV comprometem-se a defender, entre outros aspectos: repor as freguesias e desencadear um verdadeiro processo de descentralização, que integre a regionalização; promover a recuperação do parque habitacional, revogar as alterações à legislação do arrendamento e promover o cooperativismo de construção e habitação; concretizar investimentos estratégicos há muito reclamados para a região; defender o transporte colectivo, combater o processo de privatizações da STCP e da Metro do Porto, garantir o alargamento da rede da STCP e do Metro; revogar as portagens nas antigas SCUT e anular os processos judiciais de cobrança em curso; defender o ambiente e a qualidade de vida das populações; desenvolver políticas públicas de valorização e promoção da floresta portuguesa e exploração sustentável dos seus recursos; concluir a remoção dos resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova.

No terceiro ponto das propostas – Serviços públicos, justiça social e combate às desigualdades –, os candidatos da CDU defendem: reversão do ataque à administração pública, aos serviços públicos e às funções sociais do Estado; criação de uma rede distrital de resposta integrada que garanta o acesso universal ao Serviço Nacional de Saúde; reforço da rede pública de apoio social, nomeadamente às pessoas com deficiência, à infância e à terceira idade; combate aos processos de municipalização da Educação e à precarização do trabalho docente, bem como a defesa do carácter público constitucional do Ensino Superior; pleno aproveitamento dos equipamentos e infra-estruturas na área da cultura e garantia de financiamento adequado para o sector, tendo como referência um por cento do Orçamento do Estado; definição de uma política de fomento da prática desportiva; reversão da chamada reforma judicial, garantindo o acesso de todos à Justiça; segurança das populações, promovendo o policiamento de proximidade.

 

Ouvir trabalhadores e instituições

No dia 30, os candidatos da CDU pelo Porto Jorge Machado e Diana Ferreira, acompanhados por dirigentes do PCP e do PEV, reuniram-se com a SAOM (Serviços de Assistência Organizações de Maria), instituição de solidariedade social da cidade do Porto que presta diversos serviços no âmbito da reinserção e apoio social a idosos e jovens. No decurso da reunião e da visita às instalações, a delegação da CDU contactou com dirigentes, técnicos e utentes da instituição, tendo confirmado o agravamento da situação social, como consequência do aumento significativo do desemprego, dos baixos salários e dos cortes nos apoios sociais. Em declarações à comunicação social, Jorge Machado destacou a urgência da ruptura com uma política que promove o assistencialismo e a caridade em prol da justiça social e do combate à pobreza e exclusão social.

No dia 29, uma delegação da CDU, que integrava os candidatos pelo Porto Jorge Machado, Jorge Sarabando e Igor Gandra, reuniu-se com as direcções do Teatro Nacional de São João, Teatro do Bolhão e Museu Soares dos Reis, bem como a Comissão de Trabalhadores da Casa da Música, procurando aprofundar o conhecimento sobre a situação destas instituições e a dos seus trabalhadores. Jorge Machado denunciou o subfinanciamento da cultura por parte do Estado e a falta de uma política cultural, recordando que a reivindicação da CDU de dotar o sector com um por cento do Orçamento do Estado é uma necessidade urgente.

Jorge Machado e Ana Virgínia Pereira, também candidata da CDU à Assembleia pelo círculo eleitoral do Porto e vereadora da Câmara Municipal da Maia, integraram, no dia 28, uma delegação da Coligação PCP-PEV que esteve com os trabalhadores da Logística da Sonae, na Maia, em greve pelos salários e os direitos. Jorge Machado, transmitiu a solidariedade e o apoio da CDU a esta justa luta, destacando a presença de dirigentes e eleitos da CDU em anteriores momentos de luta nesta empresa.

No dia 27, uma delegação da CDU reuniu-se com a direcção do Hospital de Santo Tirso. No final do encontro, o primeiro candidato da Coligação PCP-PEV pelo Porto, Jorge Machado, manifestou receio relativamente às redução das valências do hospital e as graves consequências que essa situação terá para a população local, ainda mais quando o Governo se prepara para entregar a instituição à Santa Casa da Misericórdia.




Mais artigos de: Legislativas

Cresce a força do povo

Cerca de 200 pessoas participaram no dia 1 de Agosto, no Mercado de Faro, na iniciativa «O Algarve na Festa do Avante!», que contou com as intervenções de Vasco Cardoso e Paulo Sá.

Continuar a crescer

A Coligação PCP-PEV apresentou a 28 de Julho os candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral da Região Autónoma da Madeira. O cabeça de lista, Ricardo Lume, destacou a importância destas eleições para derrubar os «executores da política de direita» (PSD, CDS e PS).

Soluções <br>para o distrito de Braga

Carla Cruz e Francisca Goulart, respectivamente primeira e terceira candidatas pelo círculo eleitoral de Braga, visitaram, no dia 31, o Museu de Arqueologia D. Diogo, em Braga. Isabel Silva, directora do Museu, alertou as candidatas da Coligação PCP-PEV para a...

Com os trabalhadores <br>e a população

Rita Rato, segunda candidata da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, e Pedro Ventura, vereador na Câmara de Sintra e também candidato à Assembleia da República, participaram, no dia 30, numa acção de contacto com os trabalhadores do município de Sintra....

Valorizar os trabalhadores

No dia 30 de Julho, Adelino Nunes, mandatário distrital da Coligação PCP-PEV, acompanhado por diversos activistas da CDU, esteve em contacto com os trabalhadores da Nestlé em Avanca (Estarreja) – uma empresa que «acumula lucros de milhões», mas cujos trabalhadores se...

Conhecer para resolver

Com o intuito de conhecer e de transmitir à Assembleia da República as principais preocupações dos pescadores e dos empresários locais, no dia 28 de Julho Aníbal Pires e Paula Decq Mota, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores, reuniram-se, no Faial,...

Por uma vida melhor

A Coligação PCP-PEV tornou pública, dia 31 de Julho, a lista de candidatos pelo círculo de Castelo Branco às eleições para a Assembleia da República, sublinhando que se trata «de mulheres e homens ligados aos problemas e realidades do distrito e...

Apoiamos a CDU

Alexandre Branco – músico Ana Avoila – dirigente sindical António Valério – presidente da Câmara Municipal de Alvito Emídio Abrantes – coordenador do Centro de Recursos Integrados de Aveiro Gabriel...