Alternativa necessária e possível
Os cinco primeiros candidatos da CDU à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Aveiro foram apresentados, dia 23, na Praça Melo Freitas, no centro da cidade capital de distrito. Na iniciativa foram igualmente divulgados os compromissos que o PCP-PEV assume com o povo da região.
Numa sessão pública em que participaram dezenas de activistas e apoiantes da Coligação Democrática Unitária, coube ao mandatário distrital, Adelino Nunes, chamar à tribuna Francisco Gonçalves, Andreia Araújo, Antero Resende e Renata Costa, que por essa ordem integram a lista encabeçada por Miguel Viegas.
Já depois de cada candidato ter usado da palavra, explanando as linhas programáticas da CDU e relacionando as grandes questões nacionais com as decorrentes implicações no distrito de Aveiro, coube ao também deputado do PCP ao Parlamento Europeu valorizar o colectivo de comunistas, ecologistas e independentes como ferramenta essencial na ligação à vida e aos problemas de Aveiro e dos aveirenses.
Ligação e influência política que deverá traduzir-se num aumento da expressão eleitoral da CDU no próximo dia 4 de Outubro, estando nas mãos do povo dar força à alternativa e enfraquecer a alternância. Opção pela ruptura com a política de direita e com os partidos que a vêm implementando (PSD e PS, com ou sem o CDS) que, a concretizar-se, será ainda uma afirmação da liberdade de escolha dos eleitores.
Votar PCP-PEV nas próximas legislativas é um acto de rejeição da chantagem que, entre outros, o Presidente da República procura impor numa manobra antidemocrática de apelo ao voto nos partidos do arco da dívida, acrescentou Miguel Viegas.
Esclarecimento e mobilização
Na apresentação dos primeiros candidatos da lista da CDU pelo círculo eleitoral da Aveiro, Miguel Viegas apelou aos presentes para que fossem agentes do esclarecimento e mobilização para o voto na Coligação PCP-PEV. Tradução material do repto para a concretização de uma grande campanha de abordagem directa e de massas, ocorreu logo no fim-de-semana seguinte.
Sábado, 25, Miguel Viegas, acompanhado por candidatos e activistas da CDU, esteve todo o dia em contacto com a população. Primeiro no mercado de Santiago, em Aveiro, depois no centro da vila de Avanca, concelho de Estarreja, e por fim num jantar em Oliveira de Azeméis.
Domingo, 25, a jornada concentrou-se no concelho de Ovar, destacando-se a acção realizada junto à Praia do Furadouro. O tema central das conversas desencadeadas foram as dificuldades impostas a quem trabalha e o crescente descrédito da política de exploração e empobrecimento e dos seus principais protagonistas e executantes, informou em nota de imprensa a Coordenadora Distrital da CDU.