Ordenamento do território<br>em Loures
A revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Loures está concluída, aguardando agora publicação em Diário da República, depois de aprovado pela Assembleia Municipal, em 14 de Maio, sob a proposta da Câmara.
Segundo a autarquia, a aprovação da revisão do PDM surge no seguimento do segundo período de discussão pública que decorreu de 18 de Dezembro de 2014 a 30 de Janeiro de 2015, o qual suscitou 63 participações escritas, das quais 58 foram objecto de ponderação.
Na primeira fase de discussão pública, entre 17 de Setembro de 2013 e 23 de Abril de 2014, a Câmara recebeu várias contribuições e introduziu algumas alterações na proposta aprovada no mandato anterior, patentes na versão que seguiu para o segundo período de discussão pública.
Realizaram-se também, no âmbito deste processo, mais de 20 sessões públicas em todas as freguesias do concelho que contaram com a participação de cerca de 2100 pessoas, e um debate sobre o PDM dirigido aos eleitos da Assembleia Municipal.
Das alterações introduzidas no PDM assinala-se: a diminuição da área urbanizável; a reserva de espaço -canal para concretização das novas vias rodoviárias programadas; as alterações na estrutura do regulamento do PDM, com particular destaque às inseridas com vista à legalização futura de habitações em Áreas Urbanas de Génese Ilegal; a criação de novas áreas destinadas a pólos de actividades económicas, identificadas como oportunidades de desenvolvimento para o concelho de Loures, e a ampliação de espaços públicos de lazer como é o caso do Parque Urbano de Santa Iria de Azóia.