Greve forte nas cantinas
Os sindicatos da Hotelaria do Centro e do Norte, da Fesaht/CGTP-IN, deram nota de adesão praticamente total às greves por aumentos salariais e pelo pagamento do trabalho em dias feriados segundo o contrato colectivo do sector de cantinas, refeitórios e bares concessionados.
As lutas, abrangendo pessoal da Gertal e da ITAU em serviços de alimentação hospitalares, ocorreram em Famalicão e Guimarães, na quarta-feira, 22; no Grande Porto (Santo António, Pedro Hispano, Prelada e Maternidade Júlio Dinis), dia 23; e em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Covilhã e Figueira da Foz, na segunda-feira, dia 27.
As duas empresas fazem parte do Grupo Trivalor e a ITAU é vice-presidente da associação patronal Ahresp. A todos estes os sindicatos responsabilizam por não haver aumentos salariais há cinco anos, de pretenderem liquidar praticamente todos os direitos dos trabalhadores inscritos no contrato colectivo e de, apesar de não estar já em vigor a lei que permitiu o corte desde Agosto de 2012, pagarem o trabalho em dias feriados por metade do valor estipulado.
Para ontem estavam agendadas greves semelhantes em Coimbra, na Maternidade Bissaya Barreto e no Hospital dos Covões, cujos serviços de alimentação estão concessionados à Eurest.