Faleceu Leandro Vale
Leandro Vale faleceu na passada quinta-feira, 2 de Abril, aos 75 anos. Numa nota divulgada pela Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP, o Partido manifestou «profundo pesar» pela morte deste militante comunista, impulsionador do teatro no Nordeste Transmontano e responsável pela única companhia profissional nesta região, o «Teatro em Movimento». O PCP recorda o actor, encenador, escritor e militante activo, que dedicou toda a sua vida à cultura, e particularmente ao teatro.
Na nota do Partido destaca-se ainda os esforços constantes de Leandro Vale no sentido da «democratização do acesso e fruição cultural do povo», levando às aldeias mais isoladas do distrito centenas de peças». Na região, destacou-se também pela dedicação ao Partido. Ao longo dos anos, integrou a Direcção da Organização Regional de Bragança e a Comissão Concelhia de Torre de Moncorvo.
Nascido em Oliveira do Hospital, Leandro Vale foi fundador do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), em 1956, e formou-se no Conservatório de Lisboa. Fez parte de companhias como o Teatro d’Arte, Gerifaldo, Vasco Morgado e o Teatro Experimental do Porto. A sua actividade passou também pela rádio, a televisão e o cinema, com participações em «Mau Tempo no Canal», «Fronteira Ocidental», «A Sombra dos Abutres» ou «Aqui Jaz a Minha Casa».