Eleições na Madeira

TC rejeita recursos

O Tribunal Constitucional (TC) indeferiu anteontem os cinco recursos relativos às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM).

A Coligação PCP-PEV, uma das forças políticas que apresentou recurso, considera que uma recontagem dos votos teria permitido debelar «dúvidas» sobre a «fidedignidade» dos resultados apurados na Assembleia de Apuramento Geral.

No recurso apresentado pela CDU refere-se, entre muitos outros exemplos, que «na sessão L da freguesia de Santa Maria Maior, concelho do Funchal, o PSD obteve 48 votos, como consta da respectiva acta. Porém, do edital constam 218 votos no PSD. Na Assembleia de Apuramento Geral, solicitada a recontagem dos votos pelo mandatário da CDU, procedeu-se à abertura da urna, mas foi indeferida essa recontagem, tendo sido inserido como resultado final os 218 votos sem qualquer verificação.»

Daí o pedido, por parte da CDU, para que o TC determinasse a constituição de uma nova Assembleia de Apuramento Geral «para uma recuperação rigorosa e fiável da correspondência entre os votos expressos pelos eleitores e os constantes nas actas das assembleias de voto e os resultados finais apurados», lê-se numa nota de imprensa difundida no dia 7.

A Coligação PCP-PEV destaca os resultados por si alcançados, «expressos numa clara adesão ao nosso projecto e no reconhecimento do capital de luta e de trabalho com o qual a CDU sempre pautou a sua actuação, não apenas a nível institucional, mas igualmente no dia-a-dia, junto do povo da Madeira e do Porto Santo, a par da maior expressão eleitoral que a CDU já registou em sufrágios para a ALRAM».

 



Mais artigos de: Nacional

Lisboa pode ser mais justa

Na Assembleia Municipal de Lisboa, Ana Carolino Ambrósio saudou as acções de luta realizadas pela juventude nas últimas semanas, em defesa dos direitos económicos, sociais e culturais, na perspectiva de um futuro digno.

Fim das taxas moderadoras

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento Regional dos Açores, apresentou no dia 1 de Abril um Projecto de Decreto Legislativo para eliminar todas as taxas moderadoras no Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores.

País mais pobre

Numa audiência na Presidência da República, que teve lugar no dia 1, a Associação Distrital de Agricultores da Guarda (ADAG) pediu mais atenção para o sector, sobretudo para as regiões do interior do País. A ADAG entregou à assessora de Cavaco Silva...

Lei da selva <br>na produção leiteira

O sistema das quotas leiteiras – a distribuição, entre os estados-membro da União Europeia (UE) e entre produtores, das quantidades de leite a produzir para comercialização – chegou ao fim por decisão da UE. Para a...

Mobilidade é prioritária <br>em Loures

Inserido no «Loures em Congresso», iniciativa que a Câmara Municipal está a promover até 27 de Junho, com o intuito de dinamizar um debate público e amplamente participado sobre temas de interesse estratégico, no dia 31 de Março realizou-se um Colóquio, no...

Falta de condições <br>na EB de Freiria

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar «Os Verdes» (PEV), entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, sobre a falta de condições na Escola...