XIV Congresso do PAICV

Sob o lema «Rumo Ao Futuro – Cabo Verde Nosso Compromisso» realizou-se no passado fim-de-semana na Cidade da Praia o XIV Congresso do PAICV.

Durante dois dias, os cerca de quinhentos delegados ao Congresso discutiram as linhas de orientação para responder aos problemas e desafios do país e reforçar a acção do governo de Cabo Verde, formado pelo PAICV, bem como as formas de melhorar a organização e funcionamento do Partido com vista, designadamente, a enfrentar com êxito as três batalhas eleitorais que vão ter lugar em 2016.

No Congresso foi eleito o Conselho Nacional e confirmada como presidente do PAICV Janira Almada, de trinta e seis anos, escolhida em eleições primárias realizadas no mês de Dezembro.

Respondendo ao convite do PAICV, o PCP fez-se representar por José Neto, que interveio no primeiro dia dos trabalhos lendo uma mensagem do Comité Central.

Na mensagem, realça-se as já longas relações de amizade entre o o PCP e o PAICV, forjadas na luta comum contra o fascismo e o colonialismo português, e saúda-se o 40.º aniversário da proclamação da República de Cabo Verde, que este ano se comemora.

O documento dirige uma palavra especial à comunidade cabo-verdiana em Portugal, reafirmando a amizade e a solidariedade de sempre do PCP na defesa dos seus direitos e aspirações.

A mensagem do PCP reafirma ainda ao PAICV a vontade de prosseguir e estreitar as relações de amizade, solidariedade e cooperação que ligam os dois partidos e povos.

 



Mais artigos de: Internacional

Nazifascismo nunca mais

Assinalou-se anteontem, 27, os 70 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau pelo Exército Vermelho da URSS.

Combates em toda a linha

As autoridades antigolpistas do Donbass respondem à intensificação da campanha militar de Kiev com uma contra-ofensiva destinada a repelir o assédio de Kiev no Leste do país.

<i>WikiLeaks</i> quer explicações

Informado quase três anos após o cumprimento do mandato judicial, o portal fundado por Julian Assange pretende que a Google esclareça cabalmente a entrega às autoridades norte-americanas de conteúdos privados de três dos seus jornalistas associados.

Terceiro mandato<br>de Morales na Bolívia

Evo Morales foi de novo empossado na chefia do Estado plurinacional da Bolívia. O actual mandato do presidente termina em 2020 e decorre da vitória eleitoral alcançada por Morales e pelo Movimento para o Socialismo em Outubro do ano passado, quando obtiveram mais de 61 por cento dos votos e triunfos...

Frelimo continua<br>a trabalhar pela paz

Em Moçambique, a Frelimo prossegue a luta pela paz e por mais desenvolvimento e procura ultrapassar obstáculos que ameaçam a tranquilidade no país. O vencedor das eleições presidenciais de 15 de Outubro, Filipe Nyusi, candidato da Frelimo, foi...

Sanções com bumerangue

Tudo indica que os EUA nada aprenderam com as experiências desastrosas na Líbia, no Iraque e no Afeganistão, só para mencionar algumas «aventuras» recentes, e parecem apostar num conflito com a Rússia e de passagem arrastar a UE para o mesmo. Contudo, a Rússia de hoje...