PC de Israel em Congresso

O 27.º Congresso do Partido Comunista de Israel (PCI), realizado na cidade de Nazaré nos dias 12 e 13 de Dezembro, foi marcado por uma vibrante determinação para a luta, particularmente da juventude que nele participou. O PCP esteve presente, representado por Tiago Vieira, membro do Comité Central.

No Congresso estiveram em debate os caminhos para o reforço e alargamento da resistência – tanto no plano da luta de massas como eleitoral – às inaceitáveis medidas e novas e graves ameaças antidemocráticas levadas a cabo pelo governo sionista em Israel.

Assinale-se que o primeiro dia dos trabalhos do Congresso ficou marcado pelo assassinato do ministro palestiniano Ziad Abu Ein às mãos do exército israelita, o que mereceu um veemente repúdio por parte dos congressistas. De referir também que o contexto da acção dos comunistas em Israel é fortemente marcado pela ocupação da Palestina por Israel, intervindo o PCI pelo fim da ocupação israelita e a criação de um Estado da Palestina no respeito das resoluções das Nações Unidas.

A reunião magna do PCI realizou-se após a recente dissolução do Knesset (parlamento israelita) e a convocação de eleições para Março. Estas eleições realizar-se-ão num quadro que se afigura particularmente exigente, marcado pela escalada de xenofobia, racismo e belicismo sionista e por medidas anti-democráticas, como a «Lei básica do Estado Judeu» ou, no campo eleitoral, a definição de um mínimo de 3,25% da votação para que os partidos possam ter representação parlamentar.

Note-se que a Haddash (coligação em que o PCI tem papel central) obteve três por cento dos votos nas últimas eleições, ficando evidente que esta alteração eleitoral tem como objectivo eliminar do Knesset a representação do PCI e de outras forças não sionistas israelitas.

Apesar da dimensão dos desafios que se colocam, os comunistas israelitas afirmam-se determinados em prosseguir a sua acção e confiantes de que, com a luta, será possível derrotar o imperialismo e construir um mundo de paz e justiça social.



Mais artigos de: Internacional

Uma imensa alegria <br> e vitória de Cuba

Três dos cinco patriotas cubanos detidos e injustamente condenados nos EUA regressaram a Cuba no âmbito de uma troca de prisioneiros que permitiu, ainda, o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, suspensas desde a imposição do bloqueio norte-americano.

Dez anos notáveis

Assinalou-se, no dia 14 de Dezembro, uma década de existência da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), cuja constituição se deve a Hugo Chávez e Fidel Castro.

PCP visitou Cuba

Uma delegação de estudo do PCP deslocou-se a Cuba entre os dias 7 e 13 de Dezembro, a convite do Partido Comunista de Cuba (PCC). Durante a estadia, a representação do Partido foi recebida pelo Comandante José Ramón Balaguer, membro do Secretariado do Comité Central e...

Derrubar Golias

A Revolução Cubana é uma história inacreditável que deixou de ser impossível. Quem podia acreditar que 82 guerrilheiros inexperientes poderiam começar uma revolução? Quem podia acreditar que essa revolução venceria um exército apoiado...

Solidários com o PC Sudanês

«O Partido Comunista Português expressa a sua solidariedade para com o Partido Comunista Sudanês (PCS) e a sua luta por uma alternativa democrática e pelo fim da repressão do governo liderado por Omar al-Bachir», lê-se numa nota endereçada aos comunistas daquele...