Solidários com o PC Sudanês
«O Partido Comunista Português expressa a sua solidariedade para com o Partido Comunista Sudanês (PCS) e a sua luta por uma alternativa democrática e pelo fim da repressão do governo liderado por Omar al-Bachir», lê-se numa nota endereçada aos comunistas daquele país africano pela Secção Internacional do nosso Partido. No texto, o Partido também «condena firmemente as medidas repressivas e a perseguição movida pelas autoridades do Sudão» contra comunistas e outros democratas, e «exige a libertação de Abu Issa, Amin Mekki e Ali Suleiman.»
Ali Suleiman foi preso e acusado de vários «crimes subversivos» durante a vaga repressiva ocorrida em Outubro e Novembro no país. Abu Issa e Amin Mekki foram encarcerados a 6 de Dezembro. O primeiro é o porta-voz das Forças de Consenso Nacional, e o segundo o presidente das Organizações Sudanesas da Sociedade Civil, subscritoras do «Apelo pelo Sudão», que reúne várias estruturas opositoras ao regime.
Ambos foram presos no momento em que, pela primeira vez desde 1989, as forças democráticas convergem para derrotar Omar al-Bachir, cujo governo reage com violência ao avanço da alternativa que corresponde às aspirações populares, explica o PCS numa nota datada de 7 de Dezembro.