Edição de Novembro/Dezembro

Já saiu <i>O Militante</i>

«Confiança!». É esta a mensagem de capa da edição de Novembro/Dezembro de O Militante, à venda a partir de hoje. Esta palavra simples, mas tão plena de significado, surge em cima da imagem da Quinta da Atalaia e da Quinta do Cabo, logo relaciona-se com a campanha de fundos «Mais espaço, mais Festa. Futuro com Abril» e com o artigo de Manuela Pinto Ângelo, do Secretariado, precisamente sobre esta ousada acção do Partido. Com o mesmo título da capa, o texto de Abertura reafirma a confiança do PCP no projecto comunista: percorrendo caminhos necessariamente diversificados, «ele é o futuro de todos os povos».

Na secção Organização, para além do artigo já mencionado sobre a campanha de fundos, destaca-se a acção de contactos com os membros do Partido, essencial para o reforço da organização e intervenção partidárias nas suas várias direcções. Filipe Andrade, da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP, reflecte sobre a IX Assembleia da Organização Regional.

A secção «Partido» é preenchida com um artigo de Domingos Abrantes sobre Sérgio Vilarigues, no centenário do nascimento deste destacado construtor e dirigente do PCP. O título remete para uma citação do próprio Sérgio Vilarigues, particularmente reveladora da sua personalidade: «O que sou devo-o ao Partido.» Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política, escreve sobre as «velhas e novas mistificações sobre o Estado», enquanto que o membro da Comissão Política Armindo Miranda reflecte sobre «A pobreza e o empobrecimento».

A deputada ao Parlamento Europeu e membro do Comité Central Inês Zuber assina «O 25 de Abril e o direito à habitação», e André Leonel Silva, da JCP, escreve sobre «A ideologia dominante no Ensino – Reflexos nos exames nacionais». A secção «Economia» é composta por dois artigos: «O caso BES e a urgência do controlo público da banca», de Vasco Cardoso, da Comissão Política; e «A concentração da propriedade – Objectivo central da política de direita na agricultura», assinado por João Frazão, do mesmo organismo.

Em «Internacional», outros dois textos: de Ângelo Alves, da Comissão Política, «O mundo 25 anos após a “queda” do Muro de Berlim»; e «Ucrânia, do golpe de Estado à guerra no Donbass», do colaborador da Secção Internacional Luís Carapinha. A edição inclui ainda o comunicado da reunião de 19 de Outubro do Comité Central e o índice dos artigos publicados ao longo do ano. 




Mais artigos de: PCP

A luta abre caminho

«Os direitos dos trabalhadores e progresso social» foi o lema de uma sessão pública realizada anteontem, em Lisboa, na qual participaram Jerónimo de Sousa, dirigentes e deputados do PCP e sindicalistas comunistas.

O País reclama mudança<br>uma verdadeira alternativa

A Casa da Cultura de Beja encheu no domingo, 2, para um comício com a presença de Jerónimo de Sousa. Centenas de pessoas ouviram o Secretário-geral do PCP denunciar a natureza de «exploração e empobrecimento» do Orçamento do Estado para o próximo ano e reafirmar que este Governo «deixa um rasto de destruição e tragédia» no País. O dirigente comunista garantiu que não «estamos condenados à pena perpétua da política única do PS, PSD e CDS/PP», que há alternativa à política de direita, «uma alternativa que o presente e o futuro reclamam e o PCP propõe».

PT ao serviço do povo e do País

O PCP reafirmou na segunda-feira, 3, a urgência da recuperação do controlo público da PT, face aos novos desenvolvimentos na situação da empresa.

Novas respostas<br>para novos desafios

A aquisição da Quinta do Cabo coloca à Festa do Avante! novos desafios a requerem novas e audaciosas respostas. É esta reflexão que se está já a fazer com o envolvimento do colectivo partidário e dos amigos da Festa. 

Por uma vida digna

O PCP promoveu, nos dias 28 e 30 de Outubro, no Porto e em Faro, duas sessões públicas sobre a Segurança Social, que contaram com a participação de Fernanda Mateus, da Comissão Política. No Algarve, interveio também Casimiro Menezes, membro da Comissão do PCP...

Solidariedade comunista

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu Miguel Viegas participou, nos dias 24 e 25, numa reunião regional de partidos comunistas e operários do Médio Oriente, realizada em Chipre. A iniciativa, acolhida pelo AKEL, tinha como lema «Rumo a uma paz duradoura, solidariedade com o povo da...

Avançar, olhos nos olhos

A freguesia dos Olivais é uma das mais populosas do concelho de Lisboa; com os seus 34 mil eleitores, tem mais população do que grande parte dos concelhos do País. Adaptada à dimensão da freguesia, a organização do Partido está estruturada em seis...

Mais para os privados

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP emitiu uma nota em que analisa a revisão do Caderno de Encargos para a Subconcessão da STCP e Metro do Porto. Esta, juntamente com o consequente adiamento da data para a apresentação de propostas, serviram para que...

Novo CT em Azeitão

O PCP tem, desde a semana passada, um novo Centro de Trabalho no concelho de Setúbal, nomeadamente em Azeitão. A inauguração contou com a presença de Francisco Lopes, dos organismos executivos do Comité Central, a quem coube a honra de içar a bandeira do Partido no novo...

Encontro com o MURPI

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, esteve reunida na segunda-feira com a direcção do MURPI – Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos. O encontro inseriu-se na ronda de contactos com organizações,...