Acção de contacto com os membros do Partido

Avançar, olhos nos olhos

A freguesia dos Olivais é uma das mais populosas do concelho de Lisboa; com os seus 34 mil eleitores, tem mais população do que grande parte dos concelhos do País. Adaptada à dimensão da freguesia, a organização do Partido está estruturada em seis núcleos: Norte, Centro, Poente, Nascente, Zona Velha e Bairro dos Ingleses. Foi precisamente a partir desta estruturação que se avançou para a acção de contacto com os membros do Partido, à qual a organização está a dar uma atenção particular: 77 por cento dos militantes foram já contactados.

Piedade Canhoto e Luísa Alves são responsáveis pelos dois núcleos principais (Norte e Centro, respectivamente), precisamente aqueles em que se concentra a maioria dos militantes do Partido na freguesia e onde a acção de contactos se encontra já praticamente concluída. Ambas explicam o êxito na concretização desta tarefa com a determinação com que é levada a cabo e com a proximidade existente entre a organização e os militantes.

Piedade Canhoto conta que, na zona em que intervém e pela qual responde (que abarca Olivais Norte, Encarnação e Quinta do Morgado), os contactos foram feitos porta-a-porta, não se dando por perdido o tempo passado a conversar com todos e cada um dos membros do Partido. Na mesma linha, Luísa Alves realça que conhece pessoalmente os militantes da Zona Centro e que os contacta com regularidade. Uma e outra conhecem, assim, o que pensam os militantes do Partido, onde e como vivem, as dificuldades que atravessam e quanto da sua disponibilidade pode ser dedicada ao Partido.

Passos seguros

 

No imediato, a acção de contactos com os membros do Partido já deu os seus frutos. Na Zona Centro, por exemplo, o núcleo começou a reunir com regularidade a partir destes contactos e à medida que novas disponibilidades se revelavam, por menores que possam parecer. Um militante, que praticamente não sai de casa, aceitou colaborar na elaboração da folha informativa do PCP (ou da CDU), que aborda sobretudo questões locais. Uma das edições teve tal impacto que levou à convocação de uma reunião da Assembleia de Freguesia para debater um dos assuntos denunciados pelo Partido: a extensão do estacionamento pago àquela zona dos Olivais.

Mas há mais: um outro militante aceitou distribuir propaganda do Partido nas imediações da sua casa, ao passo que outro ainda trata da recolha da quotização, da distribuição de propaganda e de convocatórias aos militantes e amigos mais próximos.

Para Fernando Bárbara, responsável pela organização dos Olivais, a própria realização da assembleia da organização de freguesia, em Setembro passado, ficou a dever-se, em grande medida, à acção de contactos. A partir das conversas feitas e do conhecimento adquirido dos militantes, das suas capacidades e disponibilidades, foi possível dar mais consistência à estruturação do Partido e reactivar alguns núcleos.

A responsável da Zona Norte acrescentou que, fruto de uma acção de porta-a-porta realizada numa única noite, foi possível levar a essa assembleia dez militantes da Quinta do Morgado.

Preparar o futuro

Muito embora a acção de contactos esteja muito avançada, os comunistas dos Olivais não dão a tarefa por cumprida. Pelo contrário, olham para o que alcançaram projectando o muito que falta ainda conseguir. O alargamento do núcleo activo do Partido, na freguesia e em cada um dos núcleos, é uma das principais prioridades, tendo em conta as dificuldades que persistem e a extensão da área em que intervém. Para Fernando Bárbara, importa cimentar o funcionamento regular dos dois núcleos mais activos e prosseguir o reforço dos restantes. Em dois deles, Nascente e Bairro dos Ingleses, já se está a dar passos nesse sentido.

Decisivo é também, lembra o camarada, o recrutamento. Embora habitem nos Olivais muitos comunistas em idade activa (que, como é orientação do Partido, estão inseridos nas suas células ou sectores profissionais), a maioria da organização é composta por reformados, alguns dos quais bastante idosos. Atrair para o Partido gente mais nova é, pois, uma questão central. Para Fernando Bárbara, os independentes que, nas últimas autárquicas, integraram a lista da CDU, são um bom ponto de partida.




Mais artigos de: PCP

A luta abre caminho

«Os direitos dos trabalhadores e progresso social» foi o lema de uma sessão pública realizada anteontem, em Lisboa, na qual participaram Jerónimo de Sousa, dirigentes e deputados do PCP e sindicalistas comunistas.

O País reclama mudança<br>uma verdadeira alternativa

A Casa da Cultura de Beja encheu no domingo, 2, para um comício com a presença de Jerónimo de Sousa. Centenas de pessoas ouviram o Secretário-geral do PCP denunciar a natureza de «exploração e empobrecimento» do Orçamento do Estado para o próximo ano e reafirmar que este Governo «deixa um rasto de destruição e tragédia» no País. O dirigente comunista garantiu que não «estamos condenados à pena perpétua da política única do PS, PSD e CDS/PP», que há alternativa à política de direita, «uma alternativa que o presente e o futuro reclamam e o PCP propõe».

PT ao serviço do povo e do País

O PCP reafirmou na segunda-feira, 3, a urgência da recuperação do controlo público da PT, face aos novos desenvolvimentos na situação da empresa.

Novas respostas<br>para novos desafios

A aquisição da Quinta do Cabo coloca à Festa do Avante! novos desafios a requerem novas e audaciosas respostas. É esta reflexão que se está já a fazer com o envolvimento do colectivo partidário e dos amigos da Festa. 

Já saiu <i>O Militante</i>

«Confiança!». É esta a mensagem de capa da edição de Novembro/Dezembro de O Militante, à venda a partir de hoje. Esta palavra simples, mas tão plena de significado, surge em cima da imagem da Quinta da Atalaia e da Quinta do Cabo, logo relaciona-se com a campanha de...

Por uma vida digna

O PCP promoveu, nos dias 28 e 30 de Outubro, no Porto e em Faro, duas sessões públicas sobre a Segurança Social, que contaram com a participação de Fernanda Mateus, da Comissão Política. No Algarve, interveio também Casimiro Menezes, membro da Comissão do PCP...

Solidariedade comunista

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu Miguel Viegas participou, nos dias 24 e 25, numa reunião regional de partidos comunistas e operários do Médio Oriente, realizada em Chipre. A iniciativa, acolhida pelo AKEL, tinha como lema «Rumo a uma paz duradoura, solidariedade com o povo da...

Mais para os privados

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP emitiu uma nota em que analisa a revisão do Caderno de Encargos para a Subconcessão da STCP e Metro do Porto. Esta, juntamente com o consequente adiamento da data para a apresentação de propostas, serviram para que...

Novo CT em Azeitão

O PCP tem, desde a semana passada, um novo Centro de Trabalho no concelho de Setúbal, nomeadamente em Azeitão. A inauguração contou com a presença de Francisco Lopes, dos organismos executivos do Comité Central, a quem coube a honra de içar a bandeira do Partido no novo...

Encontro com o MURPI

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, esteve reunida na segunda-feira com a direcção do MURPI – Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos. O encontro inseriu-se na ronda de contactos com organizações,...