França suprime regiões

A maioria socialista na Assembleia Nacional de França aprovou, dia 23, o novo mapa das regiões administrativas, com 261 votos a favor, 205 contra e 85 abstenções.

O projecto apresentado pelo governo de Manuel Valls reduz as actuais 22 regiões metropolitanas para apenas 13, com o fim de poupar anualmente 12 mil milhões de euros.

A medida incluiu-se num amplo pacote de reformas, denominado «pacto de responsabilidade, mediante o qual o presidente François Hollande visa reduzir substancialmente a despesa pública.

O novo mapa só entrará em vigor em 2016 e terá reflexos nos municípios e departamentos (províncias). Prevê-se a concentração de serviços municipais e o desaparecimento posterior de órgãos de governo provincial e regional.

As alterações põem em causa parte dos 300 mil funcionários que trabalham nos serviços dos departamentos e cerca de 80 mil adstritos às regiões.



Mais artigos de: Europa

Cumplicidade na tortura

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou a Polónia, dia 24, por cumplicidade na organização das prisões secretas da CIA, confirmando a existência de instalações no Norte do país.

Círculo vicioso

Vários países da União Europeia, como a Irlanda e a Grécia, baixaram no Índice de Desenvolvimento Humano, segundo revela o último relatório do PNUD.

Estado nacionaliza prejuízos

O governo de Espanha está a negociar com os bancos e grupos de construção, que detêm as concessões de uma dezena de auto-estradas com portagem, uma solução que prevê a concentração destas infra-estruturas numa empresa totalmente pública. Apesar...

TTIP e a desregulamentação

O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, mais conhecido pela sua sigla anglo-saxónica, TTIP («Transatlantic Trade and Investment Partnership») está e continuará a estar na ordem do dia. Não por vontade das autoridades...