Não à privatização
No dia 22, a Associação de Municípios da Região de Setúbal, o STAL e o SITE Sul apresentaram no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, o manifesto «Contra a privatização do Serviço Público de Resíduos, em defesa da AMARSUL. Pela melhoria dos Serviços Públicos – Não ao aumento das tarifas».
No manifesto, mais de cem personalidades da região declaram o seu apoio à defesa do serviço público de qualidade, considerando que o processo de privatização é contrário ao interesse nacional e aos interesses das populações e dos trabalhadores.
A privatização, afirmam, porá em risco a qualidade dos serviços prestados às populações e a sustentabilidade da AMARSUL, em benefício da exploração desmesurada dos seus equipamentos e infraestruturas; aumentará o preço cobrado pela prestação do serviço, tal como ocorreu noutros sectores privatizados; porá em causa os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores das empresas atingidas. Por isso, defendem que é preciso travar a ofensiva do Governo contra a EGF/AMARSUL.