Inquérito revela descontentamento

A vida está má!

Os portugueses são, a par dos búlgaros, os mais insatisfeitos e descrentes no futuro, segundo um inquérito divulgado, na segunda-feira, 12, pela Comissão Europeia.

Emprego, qualidade de vida e situação financeira

Image 15903

O Eurobarómetro revela que 62 por cento dos portugueses inquiridos se declaram insatisfeitos com a vida que levam, contra apenas 38 por cento que se dizem satisfeitos.

Os povos mais insatisfeitos são portugueses e búlgaros (ambos com 62%), gregos (58%) e romenos (53%), enquanto os mais satisfeitos são os suecos e dinamarqueses (97%), finlandeses (95%) e luxemburgueses (94%), sendo que uma grande maioria dos espanhóis, apesar do contexto económico e do desemprego, se afirmam satisfeitos com a vida (71%, contra 27% de insatisfeitos).

Em relação à qualidade de vida, os mais descontentes são os búlgaros (90% consideram-na má), seguidos pelos romenos (87%) e portugueses (83%), enquanto, na média da UE a 28, uma maioria não muito expressiva de 56 por cento considera que tem uma boa qualidade de vida.

Questionados em concreto sobre a situação económica no seu país, 97 por cento dos portugueses classificam-na como «má ou muito má», valor apenas igualado pela Grécia, e muito acima da média da UE, de 65%.

Também a nível da respectiva situação financeira, os portugueses são dos mais descontentes (67%), valor apenas superado pela Grécia (70%), e muito acima da média comunitária.

Os portugueses são também dos mais insatisfeitos com a sua situação profissional (51%), sendo este o valor mais alto a par da Hungria. Por fim, apenas 17 por cento dos portugueses consideram que a vida em geral irá melhorar, o valor mais baixo de toda a União, e 45 por cento consideram que a situação económica se vai deteriorar ainda mais, valor apenas suplantado na Grécia (56%).

O inquérito envolveu 1025 pessoas em Portugal.




Mais artigos de: Europa

Barclays fecha e despede

Em busca de maiores rentabilidades, o banco britânico Barclays anunciou, dia 7, um novo plano estratégico que pode passar pela saída de Espanha, França, Itália e Portugal.

Londres é capital dos multimilionários

Londres é a cidade em que residem mais multimilionários em todo o mundo e a Grã-Bretanha o país com a maior concentração de super-ricos por habitante. Segundo um estudo publicado, dia 11, pelo jornal britânico Sunday Times, a capital londrina alberga 72...

Justiça grega tolera nazis

O Supremo Tribunal grego autorizou, domingo, 11, o partido neonazi Aurora Dourada a participar nas eleições para o Parlamento Europeu. Os magistrados desvalorizaram as investigações criminais em curso contra aquele partido, considerando que os candidatos apenas ficam impedidos de concorrer...

Crise envelheceu parque automóvel

O envelhecimento do parque automóvel em Portugal é um facto que salta aos olhos de quem circula pelas estradas do País. Mas não se trata de um fenómeno exclusivamente português. Logo aqui ao lado, em Espanha, a idade média dos veículos já atinge os 11,3...

«A mudança é agora»...?

Há poucas semanas, a imprensa internacional noticiava que o recém-empossado primeiro-ministro francês, Manuel Valls, do governo chefiado pelo presidente François Hollande, pressionado por Bruxelas e Berlim para cumprir com os prazos de redução do défice (El País,...