Jornada nacional da CDU no sábado

A mentira «limpa»

A CDU promove no sábado, 17, uma jornada nacional de esclarecimento sobre as mentiras e mistificações em torno da alegada «saída limpa» do pacto de agressão.

Não há nenhuma saída da troika nem ela é «limpa»

A jornada é concentrada apenas nesse dia, para o qual o Governo anunciou uma chamada saída da troika. «PSD e CDS batem palmas, o PS saúda», lê-se no folheto que será distribuído, intitulado «Atenção! Basta de mentiras e injustiças!». Para a Coligação PCP-PEV, não só o pacto de agressão não acabou «como a política da troika não se foi embora», o que fica claro com a intenção de PS, PSD e CDS de a prosseguirem até 2038, mantendo Portugal sob a «vigilância» da troika.
Quanto à natureza da saída, a CDU garante que «limpeza, só dos direitos dos trabalhadores e do bolso do povo», pois três anos de pacto de agressão deixaram um balanço negro no País: aumento brutal do desemprego e da pobreza, recessão económica, menos direitos laborais e sociais, alienação de empresas estratégicas fundamentais. Assim, conclui a CDU, «saída limpa, sim, para os especuladores, os grupos económicos e financeiros, a banca».
Alertando os trabalhadores e o povo para o que PSD e CDS estão a preparar, com o apoio do PS – no fundo, a continuação da política que, «nos últimos anos, infernizou a vida dos portugueses e empobreceu o País» –, a CDU garante que Portugal não está condenado ao rumo de desastre económico e retrocesso social: «há outro caminho», assente numa política patriótica e de esquerda, afirma-se no folheto. Para afirmar esta alternativa e para «dar mais força à luta em defesa dos direitos», acrescenta-se, há que eleger mais deputados da CDU para o Parlamento Europeu nas eleições do próximo dia 25.

Meios do Estado

No dia 12, a CDU endereçou um protesto ao Presidente da Comissão Nacional de Eleições sobre a realização, também neste sábado, de uma reunião do Conselho de Ministros. Para a CDU, é «absolutamente claro» que a convocação de uma reunião que tem, inquestionavelmente, um carácter extraordinário, e com a agenda para ela prevista, «só pode ser explicada com a intenção de se assumir como parte de uma intervenção ilegítima e ilegal num período crucial do debate eleitoral».
A Coligação PCP-PEV considera ainda que a reunião anunciada «não só exorbita as funções inerentes à mera actividade regular que a lei impõe aos órgãos de poder como constitui uma violação grosseira do princípio de imparcialidade a que o Governo está vinculado». Não estando em causa o direito de qualquer força política apresentar as suas propostas para o presente e o futuro, a CDU realça ser inadmissível o recurso a órgãos de poder para «intervir, directa ou indirectamente, no processo eleitoral por via do que decidem e do que tencionam projectar para a opinião pública».




Mais artigos de: Eleições PE

Confiança num projecto de<br> progresso e soberania

Confiança: não há melhor palavra para descrever o ambiente que se viveu no grande comício da CDU que, na tarde de sábado, encheu por completo o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Confiança num bom resultado nas eleições de 25 de Maio, é certo, mas sobretudo no projecto de progresso e soberania que a Coligação propõe e corporiza.

Com a CDU com toda a confiança

A campanha da CDU está na rua a abrir o caminho que – também a 25 de Maio, dia das eleições para o Parlamento Europeu – permitirá chegar à alternativa patriótica e de esquerda de que o País precisa....

Mais votos e mais deputados<br> para prosseguir a luta

Iniciamos aqui, com este grandioso comício, a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu. Esta não é uma batalha secundária, uma batalha que possamos subestimar, muito menos num momento tão grave e preocupante como aquele que o nosso País...

Romper com o desastre<br>afirmar a alternativa

Aqui estamos nesta grandiosa iniciativa. Perante mais uma entusiasmante afirmação de confiança. Confiança no nosso trabalho. Confiança no valor das nossas propostas, na coerência ímpar de uma força inteiramente vinculada com a defesa dos...

Defender a produção nacional

João Ferreira, o primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), destacou esta segunda-feira, em Coimbra, o apoio da troika nacional à nova reforma da PAC, que lesa os interesses dos agricultores portugueses.

Recuperar direitos <br>e rendimentos

Na passagem pelo distrito de Santarém, no dia 9, João Ferreira insistiu na necessidade de preparar a saída de Portugal do euro como forma de recuperar rendimentos e direitos roubados.

<i>Marcha da Fome</i> em Sacavém

Acompanhada por Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, Inês Zuber, segunda candidata da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, participou quinta-feira na Marcha da Fome, em Sacavém, uma recriação das lutas travadas a 8 e 9 de Maio contra os racionamentos e o envio de géneros alimentícios para Alemanha nazi, nas quais o PCP teve um papel decisivo.

Travar o declínio económico

Só na região de Setúbal, 185 micro, pequenos e médios empresários (MPME) já manifestaram o seu apoio à lista da CDU para o Parlamento Europeu (PE).

Troika a 25 de Maio <br>é inaceitável

João Ferreira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), endereçou na sexta-feira, dia 9, um protesto ao presidente da Comissão Europeia (CE), sobre a realização, em Sintra, da conferência intitulada «Política...

CDU no Algarve

Anteontem, João Ferreira, primeiro candidato da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), e Paulo Sá, também candidato, participaram em diversas iniciativas no Algarve. Acompanhados por Vasco Cardoso, da Comissão Política do CC do PCP, e Manuela...

Debate sobre a Escola Pública

No âmbito das VI Jornadas Autárquicas da CDU de Torres Novas, decorreu no dia 6, no bar do Estúdio Alfa, mais uma sessão das «Conversas de Abril», desta vez sobre a Escola Pública, que foi moderada por Cristina Tomé, dirigente sindical e da Comissão Concelhia...

Apoiamos a candidatura da CDU

Adolfo Freitas -  Dirigente do Sindicato da Hotelaria e Similares da RA da Madeira Alain Vachier - Produtor de espectáculos Ana Biscaia - Designer, ilustradora – prémio nacional de ilustração em 2013...