Amanhã, em todo o País

Celebrar Abril

Em ano de aniversário redondo (e particularmente expressivo), as comemorações da Revolução de Abril terão uma forte expressão de rua, com destaque para os desfiles populares em Lisboa e no Porto.

Em Lisboa e Porto têm lugar os tradicionais desfiles populares

No caso de Lisboa, o desfile tem início às 15h00 na Praça do Marquês de Pombal, terminando no Rossio. Como habitualmente sucede, o desfile popular é promovido por uma comissão que congrega inúmeras organizações e associações de âmbito diverso, dos partidos políticos a estruturas sindicais, passando por colectividades, associações juvenis e outras – que todos os anos levam à Avenida da Liberdade os seus problemas, anseios e aspirações. Porque Abril foi, acima de tudo, uma realização do povo português, que deitou mãos à obra na construção do seu próprio futuro.
Ainda em Lisboa, mas na Zona Oriental (Praça Paiva Couceiro), foi também constituída uma comissão promotora para comemorar os 40 anos da Revolução. Entre as iniciativas que promove conta-se, para além da participação no desfile de sexta-feira, uma festa popular no sábado, 26, das 17h00 até à meia-noite. À tarde tem lugar o «Espaço Criança», com desenhos, conversas e música e a partir das 20h00 a libertação dos presos políticos dá o mote a uma festa onde haverá música, filmes, poesia e bancas.
No Porto, as comemorações populares dos 40 anos da Revolução de Abril estão igualmente a cargo de uma comissão composta por estruturas e organizações variadas, à semelhança do que sucede na capital. A concentração para o grande momento das comemorações – o desfile – está marcada para as 14h30 no Largo Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto. Antes do arranque da marcha, tem lugar nesse local uma homenagem aos resistentes antifascistas. Na Avenida dos Aliados, onde termina a manifestação, há intervenções evocativas da Revolução e um espectáculo musical com a Orquestra Ligeira de São Pedro da Cova e o Grupo Raízes. No dia 24, a partir das 22h00, há fogo de artifício e música na Avenida dos Aliados, com o Coral da Faculdade de Letras e Sebastião Antunes e a Quadrilha.

Abril é do povo

Por todo o País, estão constituídas comissões promotoras das comemorações do 25 de Abril, conferindo à data o carácter popular que por definição é seu. Em muitos concelhos, as autarquias têm também programas de comemorações, com espectáculos na noite de hoje e iniciativas de rua amanhã. Em muitos casos, a programação estende-se ao longo do ano.
A JCP promove um espectáculo na noite de 25 de Abril (21 horas) no Espaço Manifesto, no Centro de Trabalho do PCP em Vila Franca de Xira. Com o lema «Abril de Novo com a Força do Povo», a iniciativa consta da peça «PVC EP1 de Passagem», a 12.ª produção do Teatro do Zero, e de um concerto dos Impromptu. Para o dia 3 de Maio, às 15h00, está marcado para o Largo de São Carlos, em Lisboa, a Festa «Cultura em Luta, Abril em Acção», promovida pelo Manifesto em Defesa da Cultura. Está já confirmada a presença de conhecidos artistas.
Ainda no âmbito das comemorações de Abril, a CDU promove dois grandes almoços: no sábado, 26, em Vila do Conde; e no domingo, 27, no concelho de Loures. Ambas as iniciativas contam com a presença do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e do primeiro candidato da coligação às eleições para o Parlamento Europeu, João Ferreira. No domingo, participa ainda Bernardino Soares, membro do Comité Central do PCP e presidente da Câmara de Loures (mais informações nas páginas 8 e 23).




Mais artigos de: Nacional

Afirmar Abril e Maio

O PCP apela a que se faça das comemorações do 25 de Abril e das manifestações do 1.º de Maio pujantes afirmações de exigência de demissão do Governo e de ruptura com a política de direita.

Por todo o País

Amanhã, sexta-feira, às 14.30 horas, é inaugurada, no Teatro Lethes, em Faro, a exposição de artes plásticas «Um retrato da vida e obra de Álvaro Cunhal». A ideia partiu do Sindicato dos Professores da Zona Sul, que lançou um concurso escolar, acolhido...