Balanço da privatização da British Rail

Preços triplicaram

Desde privatização dos caminhos-de-ferro britânicos, em 1994, os preços dos bilhetes triplicaram nas principais linhas, revela um estudo do sindicato TSSA.

 

Operadores privados saqueiam passageiros

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O balanço de 20 anos de privatização dos caminhos-de-ferro britânicos não podia ser mais elucidativo: nas principais linhas, que concentram o grosso dos utilizadores, o preço das viagens mais do que triplicou, aumentando três vezes acima da inflação.

O estudo, divulgado, dia 1 de Abril, pelo TSSA, sindicato dos trabalhadores dos transportes (Transport Salaried Staffs' Association) mostra que os preços das ligações ferroviárias aumentaram entre 145 e 245 por cento, de 1994 a 2014, apesar de o índice geral de preços, no mesmo período, apenas ter evoluído 78 por cento.

Para o secretário-geral do TSSA, Manuel Cortes, «isto confirma o que todos os passageiros sentiam nos seus bolsos». «A indústria privada dos caminhos-de-ferro tem vindo a saquear-nos a todos nos últimos 20 anos».

«Quando os tories venderam os caminhos-de-ferro deram a senhores como Sir Richard uma licença para imprimir dinheiro. Desde então, ele e os seus colegas têm tirado proveito dessa licença», acrescentou Manuel Cortes.

Com efeito, a linha Virgin, do multimilionário Richard Branson, foi das que mais aumentaram nas duas últimas décadas. Por exemplo, em 1994, a ligação entre Londres e Manchester (cerca de 300 quilómetros) custava 93 libras (113 euros). Agora custa 321 libras (390,4 euros), ou seja um aumento de 245 por cento. (ver caixa)

 

De Londres a:

 

  •  Bristol (de 56 para 193 libras, + 245%)
  • Liverpool (de 91 para 301 libras, + 231%)
  • Cardiff (de 69 para 213 libras, + 209%)
  • Birmingham (de 54 para 164 libras, + 204%)
  • Nottingham (de 57 para 160,50 libras,+ 182%)
  • Glasgow (de 126 para 352 libras, + 179%)
  • Leeds (de 93 para 249 libras, + 168%)
  • Newcastle (de 120 para 301 libras + 151%)
  • Edimburgo (de 126 para 304 libras, + 141%)

 



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