Comunista vence na Sibéria
O candidato do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) venceu as eleições municipais realizadas domingo, 6, em Novosibirsk, a terceira cidade mais populosa da Rússia e a maior da Sibéria. De acordo com dados oficiais divulgados pela Comissão Eleitoral, Anatoli Lokot bateu nas urnas o concorrente do partido Rússia Unida (RU), de Vladimir Putin, recolhendo 43,7 por cento do total dos votos válidos.
O triunfo do membro do Comité Central e ex-deputado pelo PCFR na metrópole de 1,5 milhões de habitantes, capital e centro administrativo, cultural, industrial e científico da Sibéria, foi surpreendente. O candidato do RU, Vladimir Znatkov, ocupava a presidência da Câmara desde Janeiro e usou o cargo para manter uma presença constante na comunicação social, manobra à qual se juntou uma campanha de intoxicação da opinião pública que assegurava que Lokot preparava uma vaga de «terror vermelho» e purgas na administração local caso chegasse ao poder.
Em conferência de imprensa realizada segunda-feria, 7, Anatoly Lokot não perdeu tempo com as falsas acusações e calúnias com claros objectivos propagandísticos, preferindo agradecer ao povo de Novosibirsk a confiança depositada, garantido-lhes, ainda, a abertura das portas da gestão municipal à sua participação e escrutínio.
A primeira medida anunciada por Lokot foi a realização de uma jornada de trabalho voluntário na cidade.