PCP visita Ilha do Pico

Mais desenvolvimento para a Região

Após uma visita de cinco dias à Ilha do Pico, Aníbal Pires, coordenador regional do PCP nos Açores, defendeu, sexta-feira, um reforço das ligações aéreas entre o Pico e Lisboa.

«O desenvolvimento do turismo no Pico exige que, no âmbito da revisão das obrigações de serviço público de transporte aéreo, seja contemplada a existência de mais um voo directo semanal entre o Pico e Lisboa», salientou, em declarações aos jornalistas, o dirigente comunista, considerando que «não é aceitável» que este processo de negociação entre os governos Regional e da República seja aproveitado para «favorecer ainda mais outras ilhas», «desviando fluxos turísticos para outras paragens».

Em relação aos transportes marítimos, referiu que a entrada ao serviço do novo barco da Trasmaçor, a empresa pública que assegura as ligações no chamado grupo central, «não pode servir de argumento para reduzir a frequência das ligações com as ilhas do Faial e de São Jorge», nem tão pouco para «aumentar os preços» das tarifas de passageiros.

Aníbal Pires, que visitou as obras que estão a decorrer no porto comercial de São Roque, lembrou as promessas feitas pelo Governo dos Açores, mas nunca concretizadas, de construção de um porto de recreio e da reabilitação da frente marítima da vila, e manifestou preocupação com a operacionalidade do interior do Porto da Madalena, onde estão a decorrer obras de construção de um novo terminal de passageiros e cais acostável para ferries.

«Reconhecendo a utilidade do novo terminal de passageiros neste Porto, é questionável se este equipamento, pela sua localização e volumetria, não se irá constituir objectivamente como uma barreira no acesso ao mar», advertiu.

Além dos transportes, o dirigente comunista manifestou também preocupações com o estado de muitas empresas privadas que, em seu entender, estão a passar dificuldades devido à perda de poder de compra dos açorianos.

«Esta é a realidade que o Governo Regional se recusa a enfrentar, procurando disfarçar a sua política de favorecimento dos grandes grupos económicos através de uma intensa propaganda e de “generosos” aumentos de um euro por mês, como no caso do complemento regional de pensão», apontou.

Durante cinco dias, Aníbal Pires visitou várias obras públicas e empresas do sector privado e reuniu com empresários e autarcas da Ilha, excepto com o presidente da Câmara das Lajes do Pico, que durante esse período nunca se mostrou disponível para receber o responsável do PCP.



Mais artigos de: Nacional

Protesto em Vendas Novas

O Movimento de Cidadãos Independentes em Defesa dos Serviços Públicos de Vendas Novas realizou sexta-feira uma concentração de protesto contra o encerramento da repartição de Finanças local.

Olhar para as zonas abandonadas

Os autarcas da CDU na Madeira estiveram reunidos, sábado, no Funchal, para definir as linhas de intervenção onde a Coligação está representada.

CDU denuncia injustiça da CP

Os eleitos da CDU no concelho de Valongo exigem o fim do incumprimento do zonamento Andante, da responsabilidade da CP, na ligação entre Travagem e Ermesinde, que está a obrigar os utentes à compra obrigatória de bilhete de comboio, no valor de 2,40 euros. Este problema...

Solidariedade com a Palestina

As «Jornadas de Solidariedade com a Palestina 2013», promovidas pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), terminam no dia 2 de Dezembro com a exibição, na Cinemateca Portuguesa, às 19 horas, do filme «Tale of the Tree Jewels»,...

Defender a Constituição e os direitos sociais

A Comissão para a Defesa da Liberdade e da Democracia promove no dia 28 de Novembro, a partir das 18h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública de debate intitulada «A Constituição da República, a crise e os direitos sociais», na qual usarão da...

Novo livro de Eugénio Rosa

No dia 4 de Dezembro, às 18h15, no Auditório do Montepio na Rua Áurea, 219, 6.º andar, em Lisboa, terá lugar o lançamento do livro «Grupos Económicos e Desenvolvimento em Portugal no Contexto da Globalização», que tem como base a tese que o...

Novo livro de Romeu Cunha Reis

«Relatório ao Comité Central – Fantasia Heróica», é o novo livro do advogado e escritor vilacondense Romeu Cunha Reis. A apresentação do romance e do autor decorre hoje, às 18h00, na Livraria Bulhosa, em Entrecampos, com a presença do director do...

Che Bar em Grândola

No dia 18 de Outubro foi inaugurado, em Grândola, o Che Bar, de cariz cultural e revolucionário, de inspiração cubana, sediado no Centro de Trabalho do PCP. A abertura do novo espaço, da responsabilidade da JCP, coincidiu com a tomada de posse dos eleitos à Câmara e...