Milhares pelos Cinco
Reforçar a exigência da libertação dos patriotas cubanos presos nos EUA são as conclusões do IX Colóquio Internacional realizado em Cuba, de 13 a 17 de Novembro, iniciativa que terminou com uma manifestação popular.
Exigiu-se a libertação dos antiterroristas ainda detidos
Ao longo de quatro dias, cerca de 300 delegados provenientes de mais de 50 países debateram experiências sobre a luta em defesa de Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González, Gerardo Hernández e René González. Este último foi o primeiro dos antiterroristas cubanos, presos em 1998 e posteriormente condenados nos EUA, a regressar a Cuba após cumprir a sentença e renunciar à cidadania norte-americana, mas ao longo dos trabalhos e no acto final, manifestou-se empenhado no combate pelo regresso dos compatriotas alvo de um processo político.
Igual determinação foi sublinhada pelos participantes no Colóquio, comprometendo-se a multiplicar e coordenar as acções do movimento de solidariedade, a reforçar o esclarecimento e a mobilização internacional, a ampliar e aprofundar o contacto com parlamentares, sindicalistas, religiosos, artistas e intelectuais.
Durante o Colóquio foram divulgados vídeos de 55 personalidades que exigem ao presidente dos EUA, Barack Obama, que devolva à liberdade os patriotas cubanos ainda detidos, entre as quais Angela Davis, Martin Sheen, Cindy Sheehan, Danny Glover, Ignacio Ramonet, Piedad Córdoba, Giulliano Montaldo, Miguel Barnet ou Fernando Morais. Foi ainda aprovada a realização, em Junho de 2014, em Washington, da iniciativa «Cinco dias pelos Cinco».
O encontro terminou com uma manifestação popular em Holguín, na qual mais de dez mil pessoas reiteraram a exigência da libertação de Antonio, Ramón, Fernando e Gerardo. O ex-procurador-geral dos EUA, Ramsey Clarke, foi condecorado com a Ordem da Solidariedade, atribuída pelo Conselho de Estado da República de Cuba, e entregue na ocasião por familiares dos cinco antiterroristas.