Bangladeche

Operários não desistem

Duas centenas de fábricas têxteis encerraram a semana passada na zona industrial de Ashulia devido a um protesto desencadeado domingo, 10. Os trabalhadores exigiam aumentos salariais e os industriais do sector admitiam à EFE que a luta estava a ganhar terreno, com um número crescente de operários a aderirem à contestação.

Na quinta-feira, 14, o patronato comprometeu-se a estabelecer, já a partir do mês de Dezembro, um salário mínimo de 5300 takas (pouco mais de 50 euros por mês), mas advertiu que muitas das cerca de 5400 fábricas têxteis do país, nomeadamente as de média e pequena dimensão, não vão alterar as remunerações, noticiou a Reuters.

As referidas agências informam, ainda, que milhares de operários integraram os protestos em defesa de um salário mínimo de oito mil takas (cerca de 77 euros) e da melhoria das condições laborais, e que muitas das manifestações, concentrações e bloqueios de estradas terminaram em confrontos com a polícia.



Mais artigos de: Internacional

Líbia votada ao caos <br> e à depredação

Trípoli está a ferro-e-fogo depois de uma milícia ter morto 46 pessoas e ferido pelo menos outras 400 durante um protesto contra a presença do bando armado na capital de um país que os mercenários dominam e esquartejam.

Milhares pelos Cinco

Reforçar a exigência da libertação dos patriotas cubanos presos nos EUA são as conclusões do IX Colóquio Internacional realizado em Cuba, de 13 a 17 de Novembro, iniciativa que terminou com uma manifestação popular.

URSS com nota positiva

A União Soviética tinha mais aspectos positivos do que negativos, afirmaram 59 por cento dos russos incluídos numa pesquisa elaborada pela FOM e divulgada no passado mês de Outubro pela agência Interfax. No mesmo estudo, 43 por cento dos inquiridos manifestaram-se favoráveis ao...

Álvaro Cunhal <br> e as lutas em África

No final dos anos 80 do século XX, há quase duas décadas e meia, Álvaro Cunhal expressou a opinião de que é possível uma via de desenvolvimento não capitalista para os países de África e a edificação de sociedades socialistas nesse...