Colaboração na espionagem

Os serviços de inteligência alemão, francês, espanhol e sueco desenvolveram sistemas de vigilância de comunicações telefónicas e na Internet em «estreita colaboração» com o serviço britânico GCHQ, noticiou, dia 2, o jornal The Guardian.

O desenvolvimento destes sistemas remonta aos últimos cinco anos, segundo o jornal britânico, citado pela AFP, que se baseia em documentos obtidos pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, actualmente refugiado na Rússia.

Num relatório referido pelo diário, a agência de espionagem e segurança britânica chega mesmo a expressar «admiração pelas capacidades técnicas» do serviço de informações alemão (BND).

O BND tem «um potencial tecnológico enorme e um bom acesso ao coração da Internet – estão a monitorizar os cabos de fibra óptica de 40 gigabits e de 100 gigabits por segundo, afirma-se no documento.

No caso da França, o GCHQ treinou membros da direcção-geral da segurança Externa (DGSE) para «operações de Internet multidisciplinares».

No que respeita a Espanha, o Centro Nacional de Inteligência (CNI) vigiou, em 2008, comunicações na Internet em massa através de uma empresa britânica.

Também a Suécia está capacitada para recolher dados de Internet e telefónicos transmitidos por cabos de fibra óptica.



Mais artigos de: Breves Europa

Patronato britânico defende UE

A confederação patronal britânica (Confederation of British Business – CBI) defendeu a permanência do Reino Unido numa «União Europeia reformada», valorizando as vantagens económicas do mercado único. Na abertura da sua conferência anual, o...

TEDH apoia cortes

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos não considera «desproporcionados» os cortes aplicados em Portugal às pensões do sector público em 2012. Em resposta, dia 31 de Outubro, a uma queixa apresentada por dois cidadãos portugueses, António Augusto da...

NATO avança com base na Roménia

A NATO iniciou a construção das infra-estruturas que irão albergar o chamado «escudo antimíssil» na Roménia. O início dos trabalhos foi assinalado, a 28 de Outubro, com uma cerimónia em que participaram o presidente romeno, Traian Basescu; o secretário...