Resistentes na McDonald's

Jo­vens tra­ba­lha­dores de res­tau­rantes da ca­deia norte-ame­ri­cana Mc­Do­nald's, con­fron­tados com uma abrupta série de pro­postas de res­cisão de con­tratos – que o Sin­di­cato da Ho­te­laria do Sul con­si­derou como des­pe­di­mento co­lec­tivo ilegal – de­ci­diram unir-se e or­ga­nizar-se, para re­sis­tirem e de­fen­derem os postos de tra­balho e os seus di­reitos. Ontem, ao fim da manhã, iria ter lugar uma nova acção pú­blica de pro­testo, junto à loja no Sal­danha.

Desde o início desta se­mana, como re­la­taram à nossa re­por­tagem, vá­rios tra­ba­lha­dores foram im­pe­didos de en­trar ao ser­viço, sendo-lhes co­mu­ni­cado que de­ve­riam com­pa­recer numa reu­nião mais tarde e noutro local. Foram, então, con­fron­tados com pro­postas para res­cisão de con­tratos, apre­sen­tadas em es­cri­tó­rios de ad­vo­gados e com fortes pres­sões para acei­tarem. Al­guns re­cu­saram e di­ri­giram-se ao Sin­di­cato da Ho­te­laria do Sul, da CGTP-IN, que desde logo os apoiou, par­ti­cu­lar­mente para a re­a­li­zação de con­cen­tra­ções, sexta-feira, no Centro Co­mer­cial Co­lombo e no posto da BP, na Ave­nida do Padre Cruz.

Os re­latos dos tra­ba­lha­dores des­mentem a versão da em­presa, que diz tratar-se de 53 fun­ci­o­ná­rios que «não cor­res­pondem ao perfil tra­çado», e in­cluem mesmo acu­sa­ções de dis­cri­mi­nação ra­cial.




Mais artigos de: Trabalhadores

Orçamento merece chumbo

No apelo à par­ti­ci­pação na con­cen­tração de amanhã, às dez horas, frente à As­sem­bleia da Re­pú­blica, a CGTP-IN e os sin­di­catos apontam como pri­meiro ob­jec­tivo «chumbar» a pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado para 2014, apre­sen­tada pelo Go­verno e que vai ser su­jeita à vo­tação na ge­ne­ra­li­dade.

Forte greve nos CTT

A greve de 25 de Ou­tubro contou com enorme adesão de mais de 80 por cento dos tra­ba­lha­dores, e veio dar mais ên­fase à men­sagem que o Go­verno e a sua ad­mi­nis­tração não que­riam que fosse en­tregue.

Greve nacional dia 8

Com mais de um mi­lhão de tra­ba­lha­dores e pen­si­o­nistas ame­a­çado de novos cortes nos ren­di­mentos, a greve de 8 de No­vembro, con­vo­cada pela Frente Comum de Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, ganha cres­cente apoio.

Polícias na rua dia 21

A Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança marcou uma manifestação nacional para 21 de Novembro, em Lisboa.O protesto foi decidido no dia 22, numa reunião da CCP, que congrega...

Derrotar as 40 horas

Uma delegação dos sindicatos da CGTP-IN na Administração Local entregou, no dia 23, uma petição em que é exigida a revogação da lei que determinou o aumento do horário de trabalho, para 40 horas semanais e 8 diárias. A petição,...