Sudão
O Partido Comunista Português expressou solidariedade «para com a luta dos trabalhadores e do povo sudanês contra a política anti-popular e a violência repressiva do governo reacionário, luta em que o Partido Comunista Sudanês, partido de heróicas tradições revolucionárias, desempenha papel particularmente destacado».
Em nota enviada no início do mês de Outubro ao Comité Central do PC Sudanês, o PCP exige «o fim da repressão e a libertação dos dirigentes do PCS e demais presos políticos».
Nas últimas semanas, vários dirigentes comunistas, entre os quais o secretário de organização Ali Babkir, de outros partidos e de sindicatos foram detidos. O governo sudanês procura, desta forma, decapitar a contestação popular e de massas que varre o país contra o aumento generalizado dos preços – pressionados pela retirada dos subsídios aos combustíveis e pela duplicação do seu preço –, o desemprego particularmente elevado entre o jovens, pela democratização do regime e por direitos sociais e laborais.