Tragédia grega

O desemprego na Grécia bateu em Junho um novo recorde, atingindo 27,9 por cento da população activa, mais 0,3 por cento do que no mês anterior.

Segundo dados revelados, dia 12, pelo gabinete de estatísticas grego, havia no país um total de 1 403 698 desempregados, mais 22 610 do que em Maio e mais 174 709 do que no mês homólogo de 2012.

A taxa de desemprego jovem (menores de 25 anos) atingiu os 58,8 por cento, abaixo do máximo histórico de 64,9 por cento registado no mês anterior, mas acima dos 54,8 por cento do período homólogo.

Em Junho de 2008, no início da crise, a taxa de desemprego na Grécia era de 7,3 por cento.

Sob pressão do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional, o governo de sociais-democratas e conservadores pretende despedir 25 mil funcionários públicos até ao final do ano, recorrendo ao regime de mobilidade, no qual os trabalhadores recebem 75 por cento do salário durante oito meses, perdendo depois o emprego. A estes vão juntar-se mais quatro mil funcionários públicos e outros 11 mil em 2014.

Os sindicatos marcaram várias greves para a presente semana, com paragens até cinco dias consecutivos nas escolas, universidades, hospitais públicos e mesmo no comércio.




Mais artigos de: Europa

A espiral da desigualdade

Um estudo da Oxfam International conclui que as actuais políticas de empobrecimento agravarão as desigualdades na Europa, lançando mais 25 milhões de pessoas na pobreza

Cem mil nas ruas

Mais de cem mil pessoas deram corpo, no sábado, 14, a uma das maiores manifestações realizadas na Polónia nos últimos anos, que foi o ponto culminante de quatro dias de protestos.

Fiscalidade beneficia ricos

Em dez anos, o Estado alemão deixou de arrecadar 383 mil milhões de euros em consequência de sucessivas reduções e abolições de impostos sobre as empresas, capital e património, que só beneficiaram os ricos. Segundo um artigo de Rafael Poch, correspondente...

Direito à reforma

Cerca de 370 mil pessoas manifestaram-se, dia 10, em 180 localidades de França contra a redução dos direitos de reforma, designadamente o aumento das quotizações e do período de contribuições de 41 para 43 anos, para aceder à pensão completa....

O «estado da União»

1. Na semana passada, Durão Barroso proferiu o seu último discurso sobre o «Estado da União», enquanto presidente da Comissão Europeia. Tentou mitificar o projecto da União Europeia, em tom de ode pouco triunfal, proclamando o projecto e os valores da União, a forma...