Valorizar o turismo
No dia 30 de Junho, a CDU apresentou, no recinto da Feira dos Santos Populares, na Quinta do Conde, os candidatos às autárquicas do concelho de Sesimbra.
A iniciativa, para além dos candidatos, contou com a intervenção de José Pereira, do Comité Central do PCP e responsável da Organização Concelhia de Sesimbra, de Susana Silva, do Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», do mandatário da Juventude, CDU, Gemeniano Cruz, e do mandatário concelhio, João Favinha.
Augusto Pólvora, candidato à presidência da Câmara Municipal de Sesimbra, na sua intervenção, recordou as propostas da CDU apresentadas em 2009, evidenciando o trabalho realizado na requalificação do Parque Escolar e da Frente Ribeirinha, que vai permitir trazer, já em 2014, o Museu do Mar para a «Fortaleza», e o investimento feito no Património e na Habitação, com a construção de 90 fogos de habitação social a custos controlados.
Apesar das limitações financeiras, a CDU apoiou o Movimento Associativo, melhorou as acessibilidades e aprovou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo.
Para os próximos quatro anos, Augusto Pólvora destaca três eixos fundamentais que passam pela «consolidação de requalificação de territórios do concelho, com a conclusão da rede de saneamento e a requalificação urbana do seu território», pela «franca melhoria das acessibilidades interna e externa» e pelo «desenvolvimento económico do concelho, através de projectos ligados ao Turismo, à valorização do património e potenciação das actividades económicas tradicionais, como a pesca, a agricultura e a floresta».
Diálogo com a população
Odete Graça, candidata à presidência da Assembleia Municipal de Sesimbra, evidenciou a equipa dinâmica, competente e trabalhadora que no período de oito anos desenvolveu trabalho para realizar iniciativas de elevado interesse, com a Assembleia Municipal de Jovens e a Certificação do Trabalho realizado. Para o próximo mandato, a candidata propõe-se potenciar o diálogo com a população, transmitir novas experiências aos mais novos e prestigiar a comunidade sesimbrense.
Transformar as freguesias
Por seu lado, Vítor Antunes, candidato à presidência da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, sublinhou a necessidade de continuar o relacionamento com as associações e instituições, com a comunidade educativa, com os agentes sociais, culturais e económicos, tendo especial atenção para os idosos e os jovens da Freguesia.
Ana Cruz, candidata à presidência da Junta de Freguesia de Santiago, defendeu a necessidade de continuar os projectos iniciados há quatro anos. Após ter encontrado «uma casa desorganizada e desarrumada» deixada pelo PS, a CDU conseguiu trazer uma nova vida para Sesimbra, projecto que terá de ser continuado.
Já Francisco de Jesus, candidato à presidência da Junta de Freguesia do Castelo, defendeu que o trabalho realizado assentou num programa autárquico de proximidade, que fez crescer a Freguesia através do desempenho da Junta.
Para os próximos quatro anos, o cabeça de lista da CDU propõe a rentabilização dos recursos e estratégias juntamente com o município, com o objectivo de transformar a Freguesia naquilo que é efectivamente o seu código genético: o órgão mais próximo das pessoas. «Será assim que iremos continuar com a CDU à frente da Junta de Freguesia do Castelo», destacou.