Desenvolver Alcochete

Luís Miguel Franco e Miguel Boieiro são, respectivamente os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Alcochete.

Na apresentação pública dos dois candidatos, Luís Miguel Franco deu conta do trabalho realizado no último mandato, onde se manteve como válida a «estratégia global» de «continuar a desenvolver o concelho de forma sustentada, tendo em consideração a melhoria da qualidade de vida das nossas populações e contribuindo para a transformação de Alcochete num concelho com futuro».

Neste sentido, foram definidas e concretizadas diversas linhas de orientação, que passaram, entre outras, pela actualização dos instrumentos de planeamento e gestão do município, com particular ênfase no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Concelho de Alcochete – Alcochete 2025, no processo de revisão do PDM, na inserção do concelho na Unidade Territorial do Arco Ribeirinho Sul e na conclusão da primeira fase da avaliação Ambiental Estratégica.

Nos últimos quatro anos, o executivo CDU continuou ainda a qualificar o território, o urbanismo e o ambiente urbano, centrado na qualidade de vida dos seus cidadãos e na sustentabilidade.

«Nesse sentido, concluímos e apresentámos a candidatura do Programa de Acção da Regeneração Urbana, os respectivos projectos de execução e iniciámos a obra de requalificação da Frente Ribeirinha da Vila de Alcochete e da requalificação do Centro Histórico (concluindo o acesso Poente à Biblioteca Municipal, a Rua do Mercado, a Rua João Deus/Catalão, entre outros)», informou, salientando que «este trabalho será desenvolvido noutros pontos do concelho, nomeadamente com intervenções de reabilitação do Largo de S. Brás, no Samouco, do Parque de Merendas da Fonte da Senhora e do Monte Passil».

Captar investimento

Na iniciativa, Luís Miguel Franco prometeu ainda continuar a trabalhar no sentido de «ordenar o nosso território» e «criar as condições objectivas para continuar a captar investimento público e privado, a par da dinamização do nosso tecido económico e qualificação da sua actividade empresarial».

Para concretizar tal objectivo, adiantou, começou-se já a promover «programas de parcerias no domínio energético», a exigir à Administração Central «a melhoria das acessibilidades e pugnámos por melhores transportes públicos», e implementou-se «a primeira fase do Plano de Eco Mobilidade Sustentável de Alcochete – PEDAL».

A autarquia participou também no processo de revisão da Lei dos Solos e do Ambiente e demais legislação respeitante ao Ordenamento do Território e Urbanismo, «no sentido de desenvolver políticas de solos que estimulassem a reabilitação urbana, o mercado habitacional a custos controlados e de arrendamento social».

No projecto da CDU, a Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico também não foram esquecidas, «reforçando a capacidade do tecido económico local, afirmando Alcochete e a sua vocação turística, captando investimento e acolhendo empreendimentos turísticos de qualidade».

A nível internacional, o actual executivo promoveu Alcochete como «marca de referência nos domínios da biodiversidade e porta de entrada da Reserva Natural do Estuário do Tejo».

Balanço positivo

O projecto da CDU deu ainda prioridade, entre outras áreas, à educação e ao reforço da identidade cultural do concelho, apoiou a juventude e as suas iniciativas e, apesar das dificuldades, manteve-se o objectivo de reforçar a coesão do tecido social, promovendo o emprego com direitos, a saúde, a integração e a solidariedade social, estimulando a cooperação no quadro do Conselho Local de Acção Social e dialogando activamente com os ministérios da Segurança social e da Saúde, exigindo mais coesão social e melhores serviços de saúde. «Defendemos intransigentemente a qualidade de vida dos nossos cidadãos, perspectivando sempre Alcochete como um concelho com futuro», sublinhou Luís Miguel Franco, acrescentando: «Podemos afirmar que o balanço é positivo e que estamos no caminho certo e assim queremos continuar!».



Mais artigos de: Poder Local

Transformação e progresso

Image 13594

O distrito de Setúbal é um notável exemplo da capacidade de transformação e progresso do projecto autárquico da CDU, expresso na obra colectiva de autarcas, trabalhadores das autarquias e população, e nos resultados alcançados no ordenamento do território, na defesa do ambiente, na promoção da cultura e do desporto, na educação, na intervenção social, da preservação das culturas e tradições locais, na promoção da economia local, enfim, em todos os âmbitos de intervenção das autarquias, que colocam a região no topo dos índices de desenvolvimento social do País.

Continuar uma obra extraordinária

Joaquim Judas é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Almada. O colectivo que agora vai integrar tem por missão prosseguir o extraordinário património de realização do povo de Almada, do seu movimento associativo e dos seus autarcas. Uma obra construída com trabalho, honestidade e competência, enfrentando e vencendo enormes dificuldades.

«Em Almada temos vivido uma revolução contínua»

A Câmara Municipal de Almada é uma das mais reconhecidas, a nível nacional, pelo seu trabalho. Nos últimos 39 anos, este concelho atingiu patamares de desenvolvimento muitíssimos relevantes em todos os domínios da vida local, quer ao nível social, educativo e cultural, quer ao nível desportivo, ambiental e económico.

O Avante! foi falar com Maria Emília de Sousa, presidente desta autarquia desde 1987, que passará o testemunho, se o povo de Almada o entender, a Joaquim Judas, primeiro candidato da CDU às eleições autárquicas de 29 de Setembro, que promete continuar o rumo de desenvolvimento traçado.

Continuar a transformar Palmela

Amanhã, às 18.30 horas, no Anfiteatro do Parque Venâncio Ribeiro da Costa (esplanada do Castelo), vão ser apresentados os candidatos da CDU à Câmara de Palmela. Em conversa com o Avante!, Álvaro Amado e Ana Teresa Vicente, cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Palmela, respectivamente, deram conta do trabalho realizado e perspectivaram as novas linhas de trabalho e os novos projectos para um concelho onde é bom viver e trabalhar.

Acrescentar valor às pessoas

Para o próximo mandato eleitoral, a CDU compromete-se a continuar o trabalho de desenvolvimento e progresso que tem marcado o município do Seixal, e que transformou o concelho numa referência a nível nacional. A candidatura da CDU integra uma equipa de reconhecido valor e empenho que, em conjunto com os trabalhadores e a população, continuará a trabalhar para assegurar a prestação do serviço público, na defesa dos pilares essenciais em que assentam o Poder Local e os valores de Abril.

 

CDU é uma aliada dos trabalhadores e do povo

«Antes do 25 de Abril, o concelho da Moita era um concelho onde faltava quase tudo, em termos de equipamentos públicos, onde a grande maioria das ruas não tinha asfalto, onde a rede de esgotos cobria apenas uma parte das povoações, onde a água não chegava a todas as casas», descreve, em conversa com o Avante!, Rui Garcia, primeiro candidato da CDU à Câmara da Moita. Hoje, continua, «somos um equipamento dotado dos equipamentos básicos indispensáveis à qualidade de vida das populações, com uma qualidade de vida ao nível do que de melhor existe no nosso País». A CDU, nas autarquias, é por isso a mais poderosa força na defesa do Poder Local democrático e dos interesses das populações.

Valorizar o turismo

No dia 30 de Junho, a CDU apresentou, no recinto da Feira dos Santos Populares, na Quinta do Conde, os candidatos às autárquicas do concelho de Sesimbra. A iniciativa, para além dos candidatos, contou com a intervenção de José Pereira, do Comité Central do PCP e...

«Mais Setúbal, melhor futuro»

Em Setúbal, os candidatos da CDU estão comprometidos com o futuro do concelho e, aliando a emoção à razão, querem continuar a construir, como diz o lema da campanha, «Mais Setúbal, melhor futuro». Na apresentação...

CDU é de todos

Carlos Humberto de Carvalho é o cabeça de lista da CDU à Câmara do Barreiro e Frederico Fernandes Pereira à Assembleia Municipal. Na apresentação da equipa que quer continuar a gerir os destinos do concelho, Carlos Humberto de Carvalho recordou que as «listas das...

Fazer o sonho amanhecer

No Montijo, Carlos Almeida e Francisco Salpico são os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. Na apresentação das candidaturas, Carlos Almeida assumiu a responsabilidade de «levar nas mãos a mensagem de futuro, o património de honestidade,...